04 lições Jorge Paulo Lemman – Day One Endeavor

Empreendedorismo

set 4, 2015

0

Como ser persuasivo para conseguir o que deseja?

http://www.amagiadomundodosnegocios.com/como-ser-persuasivo-para-conseguir-o-que-deseja/No dia 13 de agosto, o Empresário Brasileiro Jorge Paulo Lemman participou do Day One da Endeavor, que falou para uma plateia de universitários, empresários e empreendedores que almejam ter sucesso em seus projetos. O evento também foi transmitido via internet ao vivo e é provável que a Endeavor disponibilize os vídeos como fez nas edições anteriores.

Aos pais empreendedores, Lemman aconselhou: “Os pais educam os filhos para que dê sempre tudo certo. E esquecem que, fazendo besteira, burrada, se aprende muita coisa também. Deixem os filhos fazerem burradas”

A Mídia em geral mostra o sucesso ou fracasso de alguns empresários, porem o meio, como foi o dia a dia referente aos obstáculos, como contornaram as situações, geralmente não aparece.

Segue abaixo alguns pontos importantes destacados por Lemman:

– Foco
Quando jovem ele estudou em Harvard, naquele momento ele não era tão disciplinado. Inclusive em determinado momento por uma brincadeira em no Harvard Yard quando soltou fogos quase foi expulso.

Depois de refletir e perceber que ele tinha que concluir os estudos, desenvolveu metodologia de estudo definindo 05 pontos básicos de uma matéria da qual deveria dedicar-se mais.  Funcionou.
Até hoje ele utiliza este método em suas empresas que têm sempre cinco metas básicas.

– Identificar Oportunidades
“A coisa nunca é uma linha reta”.
Segundo a afirmação de Lemman acima, é aí que muitas vezes encontram-se oportunidades. No início de sua trajetória como empreendedor, ele criou uma corretora, mas em pouco tempo, aproximadamente 30 dias a bolsa despencou prejudicando completamente o modelo de negócio que pretendiam desenvolver. Mas foi aqui que rapidamente remodelaram a empresa olhando para uma oportunidade que surgiu logo na sequencia, trabalhar com ORTNs (Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional). E aqui eles começaram a deslanchar.

– Formação de time – diversidade
Jorge Paulo em outro momento juntou-se a outros empresários para criar uma financeira. Todos formados em grandes universidades, alguns deles mais velhos que Lemman já com mais experiência de mercado, porem não foi o  suficiente  e em 4 anos o negócio faliu.

Aqui fica a lição que fica é ter pessoas que criem sinergia em pontos que você não é forte, ou seja, que complementem e não que sejam iguais ao seu perfil.

– Saber perder
Desde criança quando Lemman jogava tenis ele aprendeu que saber perder faz parte do jogo. Manter o controle emocional.
Perder uma partida não  faz de você um perdedor na vida. Neste ponto ele também trouxe para a vida profissional dele, afinal, como vimos no item anterior, sua vida não é composta só de vitórias.
Ele também lembrou que sem esforço não tem resultado.

André BianchiAndré Bianchi
Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: https://www.facebook.com/andre.bianchi.92
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios ( www.amagiadomundodosnegocios.com.br)

Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Investidor: IEV Digital, Terere House, Fraternal Shop, PPt Slides e Certificadora Digital Gigatron Bauru
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

kit

tag: andré bianchi, lições Jorge Paulo Lemman,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.