10 dicas de ouro para palestrantes

ArtigosComportamento

fev 21, 2016

0

1- CREDIBILIDADE
Use suas próprias ideias, abordagens e experiências. Você será contratado pelas suas ideias e pensamentos. Se for utilizar citações de outras pessoas de o crédito devido e use somente para reforçar e dar suporte a sua apresentação.

2- RESPEITO
Tenha respeito pelo seu público, seja ético com a plateia: fale a verdade, aquilo que você acredita, respeite a diversidade de credos, orientação sexual, valores, partidarismos políticos e times de futebol.

3- CONTEÚDO
Fale sobre aquilo que você conhece profundamente, ou seja, algo que você domine. Assuntos que você tem experiência e um bom conhecimento para transmitir. O foco de fazer uma palestra é passar conhecimento para um grande número de pessoas em um curto período de tempo. Esse conhecimento deve ser útil e rapidamente aplicável, de preferência, sobre algo que as pessoas possam aplicar no dia seguinte.

4- OS 10 PRIMEIROS MINUTOS
Os primeiros 10 minutos são os mais importantes, você precisa dizer para ao que veio e capturar a atenção do publico: é a sua única e última oportunidade para causar uma primeira e boa impressão.

5-CUIDADO COM HUMOR
Cuidado com piadas de internet ou piadas que causam polêmica como sobre sexo, religião e futebol. Use coisas do seu dia a dia. Coisas que alguém contou ou do cotidiano.

6- MOMENTO INESQUECÍVEL
Crie um momento inesquecível, quando você finalmente chegar ao centro do seu tema. Neste momento você deve impressionar e impactar os ouvintes, com muito entusiasmo nas suas afirmações.

7- DETALHES
Cuide dos detalhes como o sons, músicas, vídeos, apresentação de slides e performance no palco. Crie pequenos recursos divertidos que empolgue, alegre  e surpreenda a plateia.

8- INOVE
Inove! Procure desenvolver aspectos do tema que sejam inusitados para o público, pois ao sair do lugar comum e se afastar da mesmice, conquistará mais facilmente a atenção das pessoas.

9- ENCERRAMENTO
Termine sua apresentação com uma mensagem que sirva de reflexão para os ouvintes. Utilize os recursos de filmes, músicas e histórias. Que suas palavras tenham efeito multiplicador e se espalhem para todos os ouvintes.

10- CRIE SEU LEGADO
Todos nós podemos deixar nosso legado e plantar estas sementes. Devemos aprender na vida toda, mas também devemos ensinar. Fazer o bem e ajudar as pessoas já é algo extremamente gratificante, imagina só ensinar pessoas a ajudar pessoas, ensinar pessoas a ensinar pessoas. Palestrantes são pessoas de sorte, professores emotivadores, eles têm a oportunidade de plantar o maior número de legados que qualquer outra pessoa.

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

tag: coach, coaching, como fazer, dicas, dicas palestrantes, legado, mentoria, mentoring, palestrantes, palestras, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.