3 capacidades essenciais para um líder





Ter um perfil de liderança pode ser uma característica nata ou até mesmo algo a ser trabalhado ao longo da carreira. Fato é que nem sempre ter um cargo de liderança significa que a pessoa saiba exercer este papel. Algumas coisas são necessárias para estabelecer um líder de verdade, saiba já:

  1. Saber identificar talentos
    Um líder de verdade não se importa em contratar alguém melhor que ele, pelo contrário, até fica feliz com isso. Ele sabe a cultura da empresa e do que ela precisa. Portanto, não tem dúvidas durante um recrutamento, escolhendo sempre os melhores talentos, que vão contribuir para o crescimento da companhia.
  1. Ter capacidade para se auto-avaliar
    O líder não deve somente avaliar os liderados, mas, principalmente avaliar a si mesmo. Refletir se está tomando as atitudes corretas, se é hora de mudar a estratégia, rever conceitos e voltar atrás em decisões. Ele deve ser capaz de auto-avaliar constantemente, desta forma, estará menos sujeito a errar de novo.
  1. Saber suas fraquezas
    A partir do momento em que faz as contratações sem pré-conceitos, identifica talentos e se auto-avalia, o líder sabe assumir suas fraquezas e pedir ajuda quando necessário. Desta forma, se torna parceiro efetivo dos funcionários, que se comprometem fielmente aos resultados.

tag: capacidades essenciais líder, dicas liderança, empreendedorismo, passos para lideres, seleção de talentos, ser um bom lider,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.