3 dicas para não errar na hora de contratar funcionários





Escolher a equipe ideal com certeza vai garantir que sua empresa tenha um melhor desempenho, crescimento acentuado e maior lucratividade. O problema é que nem sempre adianta contratar a pessoa que tem o melhor currículo, fala diversas línguas e já trabalhou em uma empresa semelhante. É preciso alinhar objetivos e saber que pode contar com ela para concretizar seus planos.

Mas a questão é: como contratar a pessoa perfeita para o cargo e minha empresa? O empreendedor americano Karim Abouelnaga deu algumas dicas para o site Entrepreneur. Confira já e não erre mais na hora de fazer uma contratação:

  1. Articule claramente os valores da empresa

Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, especialmente quando tem uma equipe pequena. Os valores, e mais importante, os comportamentos que definem seus valores vão dizer muito para um empregado em perspectiva sobre a sua empresa. Compartilhando este item, a pessoa vai saber se quer mesmo trabalhar na empresa e você pode obter seu ponto de vista sobre seus valores, avaliando se combinam com seu objetivo.

  1. Desempenhe um papel integral no processo de contratação

Esta é a sua oportunidade de criar os obstáculos que irão impedir um “mau funcionário” de se juntar à equipe. Embora seja importante desempenhar um grande papel, certifique-se que você não é a única voz no projeto. O processo que você criar irá ditar como as entrevistas são realizadas, o que seus membros de equipe vão procurar em potenciais empregados e dará um norte para saberem o que precisa. As pessoas só devem ser capazes de entrar em sua empresa, através do processo que você projetou. “A única exceção que fazemos é para as pessoas que já trabalharam com a gente antes. Neste ponto, nós tivemos tempo suficiente para avaliar se seria ou não uma boa opção cultural para a nossa organização”, disse o empresário. 

  1. Tome a decisão final sobre todas as contratações

Nenhum se, talvez ou quem sabe. Há pesquisas que mostram que uma má contratação pode custar tanto quanto 15 vezes o seu salário-base. Isso para não mencionar que uma boa contratação, muitas vezes produz mais valor do que três contratações medíocres. Isso significa que começar errado pode ser caro e contratar direito pode realmente ser lucrativo para o seu negócio. Então, assuma a frente da contratação, ouça os funcionários que fizeram a triagem e dê a palavra final sobre o contratado.

tag: como acertar na contratação, como contratar, contratar funcionarios, dicas, gestão de funcionarios, gestao de pessoas,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.