3 dicas para prosperar quando se é tímido





A cena quase sempre é a mesma: falar em público é um baita desafio, nas festas, a preferência por ficar de canto é maior do que chamar atenção e dominar as rodas, além disso, basta alguns olhares para corar e ficar com as mãos suando. Esta é a realidade das pessoas que são tímidas, que jamais se imaginam liderando uma equipe ou negócio. Esta realidade não é a mesma desde que surgiram Bill Gates, Larry Page e Mark Zuckerberg, grandes CEO´s que revolucionaram empresas mesmo com características nem um pouco extrovertidas. Assumidamente introvertido, o presidente da empresa americana Xero US, Russ Fujioka, elaborou algumas dicas para pessoas tímidas ao site INC. Acompanhe já e mude a forma como lida com suas dificuldades em público:

  1. Saiba desempenhar um papel

Para liderar equipes, construir negócios e ficar em um palco na frente de milhares de pessoas, você tem que trabalhar duro para fazer o papel de uma pessoa extrovertida. Pessoas que são tímidas tendem a parecer desanimadas e isso prejudica apresentações e reuniões. Então, encare estes momentos como uma hora de desempenhar um papel, sendo exatamente o aposto do que é.

  1. Saiba o que você está falando

A vantagem em ser introspectivo é que geralmente você presta atenção em tudo que ocorre a sua volta, lê muito e está sempre bem informado. Isso faz com que você saiba sobre muitas coisas e facilita sua tarefa de falar em público e comandar uma empresa. Saber o que está falando gera maior segurança. Use isto a seu favor.

  1. Participe de uma equipe para liderar uma equipe

Mesmo após adulto, jogar um esporte de equipe pode realmente ajudar em suas habilidades sociais e de negócios. Introvertidos geralmente formam relações íntimas e profundas e, trabalhar para um objetivo comum, pode alimentar este processo. Estar em uma equipe lembra-lhe como jogar como parte de uma equipe. Ela também mostra que é preciso uma série de conjuntos de habilidades em conjunto para vencer.

Ser introvertido não é de maneira nenhuma um traço de personalidade que irá retê-lo no mundo dos negócios. A natureza cuidadosa de um introvertido é um trunfo que muitas empresas exigem para garantir que eles estão executando a estratégia correta. No entanto, para aqueles de nós que preferem ouvir em silêncio, saber atuar como extrovertido é uma habilidade que, sem dúvida, vai ajudá-lo a fechar negócios, motivar sua equipe ou inspirar uma multidão.

tag: bill gates, dicas, extrovertido, introvertido, Larry Page, Mark Zuckerberg, motivacao, perfil liderança, sucesso nos negócios, timedez liderança, timidez nos negocios,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.