3 dicas para quem tem um chefe péssimo

Em um artigo no LinkedIn a revista Quartz divulgou uma pesquisa que comprova que ter um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. Os dados são da Associação de Psicologia dos Estados Unidos que também revelou que 75% dos americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes.

Além disso, a pesquisa comprova que quanto mais tempo se trabalha em um ambiente estressante, mais doenças físicas e psicológicas podem surgir. Os dados também deixam claro que as pessoas se mantêm no emprego porque acabam tentando se conformar com a situação, adiando a decisão de arrumar um novo emprego.

Nestes casos em que o chefe é a razão do estresse, o problema acontece por uma razão mais forte do que afinidade. Chefes ruins podem chegar a ser violentos, usando frases humilhantes e agressões de diversos tipos. Ele nunca elogia, faz ameaças e só se interessa por resultados. É muito difícil largar o emprego e começar do zero, principalmente em um momento de crise em nosso País, mas com algumas dicas você pode ter a motivação que precisa e melhorar seu ambiente de trabalho, veja só:

  1. Converse


O liderado não pode apenas viver reclamando de seu líder, mas deve também “educá-lo”. Crie uma relação de parceria e saiba exigir da maneira correta atitudes dele. Agende uma conversa e alinhe os pontos, passando sua visão e perspectiva de seu trabalho.

  1. Programe-se

Se a conversa com seu chefe não for produtiva comece a dar valor a seu trabalho. Passe a fazer listas do que tem que fazer no dia seguinte e risque os itens conquistados. A sensação de ter realizado algo lhe dará motivação e mesmo em um ambiente desagradável você vai se sentir melhor.

  1. Fique offline

Durante o final de semana ou folgas fique totalmente offline para o trabalho. Esqueça emails, ligações e pensamentos em relação ao serviço da próxima semana. Isso vai te ajudar a recarregar as energias e voltar para o trabalho mais descansado.

 

tag: chato, chefe, como lidar, dicas, funcionarios, gestao, pesquisa, pessimo, ruim,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.