3 motivos que dificultam a carreira das mulheres




Segundo dados divulgados pelo Jornal da Globo, 50% das empresas registradas nos últimos três anos e meio são de mulheres. Buscando a flexibilidade de horário e independência financeira, a ala feminina tem se dedicado cada vez mais a gestão de empresas. No entanto, a mulher ainda encontra muitas dificuldades no mercado, que normalmente não são enfrentadas pelos homens. Conheça já os prováveis motivos disso e saiba como confrontar estas ideias:

  1. Baixo investimento
    De acordo com últimos levantamentos, 30% dos negócios pelo mundo são liderados por mulheres. No entanto, poucos deles são meganegócios, que alcançam milhões em faturamento. Nos Estados Unidos, onde concentram-se grandes pólos tecnológicos, apenas 2% das companhias lideradas por mulheres atingem a casa dos milhões. A mesma pesquisa mostrou que menos de 10% destas empresas recebe investimento externo. Por que? Porque os aportes são comumente mais direcionados à firmas de gerencia masculina. 
  1. Falta de estímulo
    Apesar das mulheres terem se destacado cada vez mais, apenas 5% cresceram de cargo nos últimos cinco anos. O mesmo estudo revela que as mulheres tem 60% de expectativa em subir de cargo no primeiro ano de empresa, mas esse número cai cada vez mais conforme ela vê que não é reconhecida pelo que faz.
  1. Preconceito
    A discriminação acontece em diversas esferas, seja a mulher que pede um emprego ou a que abre uma empresa. Nos Estados Unidos, dados apontam que a contratação de uma mulher é mais comum quando a empresa não exigiu foto no currículo e não sabe o sexo da pessoa a ser entrevistada. A imagem de um homem de terno quando pensa-se em reunião de negócios também faz parte do conceito imaginário de quase todas as pessoas e isso faz com que homens sejam mais contratados. A privação do estudo também é fator determinante. Estima-se que 62 milhões de mulheres no mundo não tenham acesso a estudo e capacitação.

Todos estes fatores mostram as dificuldades que as mulheres enfrentam em sua carreira. Mas, felizmente, o mundo caminha em direção a igualdade e as coisas devem mudar bastante nas próximas décadas.

tag: dificuldades na carreira, Empreendedorismo Feminino, mulher empreendedora, pesquisa,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.