3 passos de como calcular o valor da sua empresa

Após o estabelecimento da empresa podem surgir investidores interessados em seu negócio. A primeira dúvida que surge é: qual o valor da minha empresa? É preciso entender que o valor é por muitas vezes subjetivo, mas representa uma percepção de mercado, importante e vital para o negócio. Não há uma forma única e definitiva de cálculo e os resultados podem ser variáveis, mas é importante que você tenha uma noção de valor. Para isso, é necessário um conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Você precisa ter conhecimento real da sua empresa, para saber se o oferecido por investidores e acionista é justo e vale a pena.

Como calcular o valuation da empresa?

O valor da sua empresa pode ser calculado levando em consideração o fluxo de caixa atual e futuro e possui 3 passos:

  • Estime o montante recebido, menos o gasto para os próximos períodos.
  • Leve em consideração os riscos da empresa de acordo com outros investimentos, como poupança ou a bolsa. Defina a taxa de desconto.
  • Meça os resultados no valor presente e some tudo.

Após o cálculo e a base de sua valuation definida, tenha argumentos contra o valor estipulado por acionistas. Mas atenção: saiba que o valor vai variar a cada investidor e à época em que a proposta acontece.

tag: ação criativa, calcular valor, calculo, empreendedorismo, filmes de empreendedorismo, valor da empresa,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.