3 sugestões para modelar negócios




Ontem eu estava em um evento incrível e passei a tarde ajudando os jovens a ajustar melhor suas ideias de empreender. Como sempre notei o erro mais básico sendo a modelagem… E se você acha que é apenas entre eles, duas semanas antes dei aula em MBA e o erro disparadamente mais cometido também foi modelagem.

O que é modelagem em primeiro lugar?

É quando você começa a fazer os ajustes no seu negócio, para definir qual seria a melhor forma de atender uma necessidade de um determinado público para resolver um problema específico. De um jeito ainda mais simples, é ajustar a melhor maneira de liquidar o problema.

A principal modelagem acontece no início, quando a ideia saiu da mente e a pessoa está querendo encontrar o jeito de começar a testar. Justamente por poucos recursos, necessidade, tempo e energia disponível, quanto mais assertivo melhor. Até porque isso pode ser fatal.

No entanto, nem sempre as pessoas levam tão a sério esse momento como deveriam. E esse continua sendo o grande erro que vejo no início dos negócios, ajustar a forma mais adequada de começar.

Desta forma, resolvi passar 3 pontos essenciais para você ficar ligado na hora de modelar o seu negócio:

1 – Ajuste de acordo ao problema e não ao que você quer fazer

É muito comum os empreendedores começarem a desenhar uma solução para o problema e se apaixonarem por ela. Assim, quando começam a trocar ideia com as pessoas e ver que aquela solução não é a mais adequada para o problema, querem buscar outro problema para atender, ao invés de ajustar seu negócio ao problema.

Empreendedorismo é uma resposta ao problema, portanto, sua chance de ter um modelo de negócio mais sólido parte de você estar com a linha central sempre em – Estamos resolvendo isso que nos propomos a resolver?

2 – Trabalhe tanto na ideia quanto na comunicação dela

Essa etapa é fundamental para você não sair investindo seus recursos limitados em algo que com um pouco de pensamento e bons feedbacks seria evitado e assim poderia ser destinado ao lugar certo.

Perceba que quando falamos de empreendedorismo já esperamos ter muitas dificuldades. Quando falamos de startups, teremos ainda mais dificuldade, portanto evitar grandes adversidades logo na largada pode ser vital para o seu negócio. No entanto, o que muitas vezes acontece é que a pessoa trabalha forte no produto, na ideia, mas não pratica tanto a forma de se fazer entender.

É muito comum você ter uma ideia incrível e não conseguir mostrar isso, então acaba por desistir da ideia, por achar que o mercado não quer, não gosta ou não faz sentido. Portanto, para ter bons feedbacks e ver o que realmente as pessoas pensam, gostariam e odiariam, você precisa ter uma comunicação muito precisa.

3 – Corte, corte e corte

O maior erro disparado no inicio das startups é começar amplo demais. Nada chega nem perto disso. Normalmente as pessoas pensam em resolver o problema de uma forma e criam diversas coisinhas extras para ajudar. Quando você vai começar a empreender em startups, você já está promovendo uma solução diferente para um problema, a sua única busca deve ser inicialmente se aquela solução é boa ou não.

Cada coisinha extra que você pode achar que ajudaria os usuários a se manterem mais tempo ou darem mais valor a sua empresa, pode confundi-los. E entre oferecer mais valor e confundi-los opte pelo SIMPLES, SEMPRE!

Você precisa saber se esse jeito vai ou não ser útil, foque seus esforços nisso, pois depois que ir ajustando e conseguir ver que faz sentido a forma que está resolvendo, você vai implementando as coisas. Imagine sempre uma pessoa buscando sua startup, quanto menos opções ela tiver, mais fácil será para ela entender como funciona e se aquilo é bom ou não é. Se colocar algo mais, pode confundir, não fazer ou experimentar o que deveria e você acaba não sabendo se é adequado aquilo que está fazendo ou não.

O Uri Levine, fundador do Waze me disse que o mais importante no início do meu negócio é saber o que não fazer.

Quase todo o dia estou ajudando alguém a modelar um negócio, e essas são as 3 coisas que vejo serem mais fundamentais para prestar atenção quando estiver fazendo isso. Do fundo do coração espero que lhe auxilie a deixar ainda mais lapidada sua ideia e que você faça acontecer… E faça com diversão FreeLifeStyle.

 

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brunoperinBruno Perin
Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group,
é referência marcante da nova geração no mareting, sendo responsável por
várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais,
é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país.
Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z.
Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil e um dos maiores

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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