4 dicas para a cultura da empresa te levar ao sucesso

ArtigosGestão

dez 22, 2015

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A “cultura de empresa” está recebendo atenções exclusivas atualmente, especialmente no mundo das gigantes da tecnologia como o Google, que ofereceu aos benefícios únicos, às vezes até mesmo luxuosos aos seus empregados. Até mesmo as pequenas e ágeis startups estão mudando as regras da cultura de escritório, com vantagens com,o tempo de férias ilimitada e horários flexíveis.

Componentes culturais, mesmo simples, como um conjunto de valores comuns ou uma declaração de missão, podem alinhar os trabalhadores sob uma única bandeira, desta forma, levando a empresa ao sucesso. Confira já as dicas do site Entrepreneur para ter uma cultura de sucesso:

– Tenha uma missão
O primeiro passo que uma empresa tem que estabelecer é um conjunto claro de prioridades que se alinham com os objetivos globais da empresa. Um grande exemplo é a declaração de missão simples e aberta a diversas interpretações do Google, que é “Não seja mau”.

Estas prioridades servem para chefias e funcionários, que devem manter a missão central consigo,  ajudando em sua identidade e propósito. Uma empresa com um propósito forte pode ser capaz de incentivar mais pessoas a comprar e terminar o ciclo de feedback. Com uma missão definida você terá uma organização mais focada, alinhada, capaz de alcançar metas a curto e longo prazo.

Atraia novos talentos
Toda organização precisa de talentos, mas atraí-lo pode ser um desafio, até mesmo para as empresas estabelecidas há muito tempo. Você pode gastar o dinheiro para publicar anúncios de emprego, contratar recrutadores profissionais ou ir à caça em eventos de networking, mas, às vezes, a abordagem de entrada é mais fácil: se você tem uma cultura de empresa bem estabelecida (e uma reputação), pessoas talentosas vão naturalmente procurar você.

Isso funciona bem porque os mais talentosos candidatos conhecem o seu valor e são exigentes sobre onde eles trabalham. Eles tendem a querer mais do que apenas um salário, em termos de uma cultura de escritório que se articule com as suas personalidades.

– Mantenha os funcionários
É difícil construir uma empresa de sucesso se sua rotatividade de funcionários é excessiva. Encontrar novos candidatos, treiná-los e integrá-los em seu negócio leva tempo, custa dinheiro e pode abaixar a moral em geral. Com uma forte cultura empresarial que incentiva as pessoas a vir para o trabalho todos os dias, os seus números de retenção devem subir. Felizmente, a retenção de funcionários e cultura da empresa tem um tipo de relacionamento auto-sustentável.

Quanto mais forte for a sua cultura, menos provável que seus funcionários saiam. A chave é encontrar um time de pessoas que se encaixam perfeitamente em sua cultura e mantê-los felizes conforme sua empresa cresce.

Diferenciar a identidade da marca
Por último, mas não menos importante, a manutenção de uma grande cultura interna da empresa pode desenvolver uma reputação para a sua marca em um contexto externo. Por exemplo, se você é informal, seus representantes de serviço ao cliente podem ser mais coloquiais e amigáveis com os clientes, que por sua vez irão ver sua marca como casual e acessível.

Marcas únicas sempre têm uma vantagem sobre as marcas que se misturam com a concorrência. A cultura da empresa é mais do que uma marca. É a combinação de condições ambientais, atmosféricas e práticas que mantêm sua empresa, uma empresa – e mais do que apenas um grupo de indivíduos que por acaso trabalham no mesmo espaço físico. Se você preservar esse grupo dinâmico, não terá problemas para  manter sua empresa no caminho certo para atingir seus objetivos.

tag: cultura, missão, talentos,

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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