4 verdades que você precisa saber antes de iniciar um negócio

Estudos recentes mostram que mais da metade das empresas brasileiras fecham nos primeiros quatro anos de funcionamento. Isso acontece, entre outro fatores, pela falta de visão, preparação e pesquisa de mercado. Confira já quatro verdades que você precisa saber antes de iniciar um negócio:

  1. O dinheiro é rei (rainha , Jack e espadas)

A receita demora mais do que você pensa e os custos de arranque são mais elevados do orçamento. Os clientes podem ser lentos a pagar. O preço é facilmente subestimado. Por todas estas razões, quando você é novo no mundo dos negócios, o fluxo de caixa é muito mais importante do que as receitas e até mesmo lucros. Quando o dinheiro está chegando, sua empresa vive para lutar outro dia. Você pode descobrir como aumentar as receitas, controlar os custos e ampliar as margens de lucro. Se você ficar sem dinheiro, mesmo se sua empresa está no caminho certo, você pode correr contra o tempo para curar seus problemas, procurando deixar uma reserva. Persistência é tudo neste momento.

  1. Marketing não significa venda

Um nome memorável, embalagem bonita, logotipo cativante e outras ferramentas de marketing são importantes, mas apenas iniciam o processo de vendas. Formar rede de contatos e até mesmo conhecer pessoas uma a uma são passos fundamentais para iniciar um funil de vendas. Depois, certifique-se de que seu marketing caminha com a empresa e vendas. Tenha certeza de que você está vendendo efetivamente e não somente fazendo marketing.

  1. Fazer o trabalho não é nem a metade da batalha

Quando você estiver executando um negócio, há o trabalho relacionado com a gestão do negócio e o trabalho que a empresa oferece ao mercado. Muitas vezes, especialmente quando você está começando, a execução do negócio demora mais tempo, esforço e energia do que cumprir as ordens de mercado. Então, planeje o seu tempo, esforço e energia, e defina o seu preço para explicar todo este trabalho adicional. 

  1. Estar de olho nos feedbacks o faz superar qualquer especialista

Saber do que seus clientes gostam e quando estão dispostos a pagar por ele, pode ser uma das maiores projeções para você. Não tenha medo de dar amostras grátis, mostrar protótipos e fornecer testes-piloto. Escute a opinião dos clientes em potencial e use em seu produto.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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