5 Conselhos para lidar e crescer com a crise atual

Que estamos em um período de crise econômica não dá para negar, mas e se dissermos que é possível sobreviver a esta recessão e mais: crescer com ela? Esta pode ser a melhor oportunidade que você poderá ter nos próximos tempos, então acompanhe agora nossas dicas:

 1) Adianta cortar o cafezinho?

Esta é uma das principais dicas para corte de custos em uma empresa. Encarado como um luxo que pode ser cortado, pois é claro que pagar cerca de R$3 por xícara de café ou capuccino ao dia dará bastante dinheiro ao fim do ano, mas será que isso vai virar uma bolada em sua conta em pouco tempo? Esse sacrifício diário de cortar o que gosta pode acabar se revertendo em um gasto ainda maior. Um belo dia você vê algo que custa bem mais caro e pensa “eu mereço, fiz muito sacrifício”, e lá se vai o dinheiro água abaixo.

2)Não corte o marketing

Se você quiser cortar o cafezinho e vê que dá conta disso, tudo bem. Mas, em um primeiro sinal de crise, muitas empresas optam por cortar o marketing. Primeiro que o marketing não é gasto: é investimento.

Vale a pena cortar campanhas que não estão dando retorno, mas mantenha aberto seus horizontes e anuncie sempre, usando das ferramentas que atraiam seu público-alvo e, que, com certeza, trarão retorno.

3)Corte gastos que nem sabe de onde vem

Faça uma faxina na papelada e descubra quais gastos pode cortar. Às vezes você paga tarifas e serviços que nem usa e nem havia reparado. Essas tarifas são incorporadas principalmente a redes sociais e puglins, que por custar pouco você vai assinando, sem perceber o montante final. Esses pequenos-mas-nem-tão-pequenos-assim gastos vão se somando. E rápido.

4)Proteja seus clientes

Com a crise, você precisa cuidar de seu bem mais precioso: o cliente

Não basta atendê-lo super bem e nunca mais aparecer. Atenda bem, busque retorno, fidelize ele. Além de voltar sempre, ele pode indicar você para outras pessoas. O boca a boca é uma ótima ferramenta de marketing.

A frase é “Nunca esqueça um cliente e nunca deixe um cliente esquecer você”.

5)Pare de ver o jornal

Sim, o País está em crise, mas do que adianta ler isso todo dia, senão para entrar em pânico? Não precisa se tornar um aliado, mas filtre os conteúdos.

Ao invés de ficar uma hora diante de um telejornal, acesse sites de negócios, com histórias empreendedoras e ferramentas que otimizarão sua vendas.

tag: aumentar vendas, crise, dicas sair da crise, melhorar vendas, resultado,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.