5 conselhos para quem quer começar a empreender




Descobrir qual é o verdadeiro motivo para empreender é a parte mais importante antes de começar qualquer negócio. Afinal, gerir o próprio empreendimento pode parecer atraente: a pessoa é a “dona”, com todo o glamour que esse cargo possui, pode ganhar muito dinheiro, não terá chefe, não corre o risco de ser demitido e, de quebra, vai trabalhar quando quiser. Infelizmente, esses pontos não são exatamente verdade. O profissional até pode alcançar alguns desses objetivos, mas certamente não terá todos ao mesmo tempo.

Possivelmente, o caminho mais comum – e menos divulgado – é o de trabalhar para ganhar experiência e, às vezes, conforto financeiro, para só depois empreender. Ao ter uma ideia inovadora, descubra primeiro se ela é nova, se há concorrentes, como o mercado pode absorvê-la e se vale a pena ir atrás. Para isso, confira cinco dicas elaboradas pelo sócio-fundador da eGenius founders e da F(x), Eduardo Kupper antes de empreender:

  1. Pesquise o mercado
    Provavelmente já existe alguém fazendo (ou algo bem similar) ao que você pretende fazer. Entenda as alavancas de valor de cada modelo de negócio.
  1. Teste a ideia
    Mostre para cem pessoas e veja o que elas acham. Não tenha medo de dividir a sua ideia, pois ninguém pode replicar o que está em sua cabeça, o que você vê para a empresa no futuro e sua rede de contatos. No final da pesquisa, você terá insights valiosos de como melhorar e executar seu projeto.
  1. Monte uma estrutura de modelo de negócios
    Você não precisa saber quanto dinheiro o negócio pode gerar daqui a cinco anos, mas entender o que é necessário para sua ideia parar de pé e custos associados é imprescindível para o sucesso.
  1. Monte um time
    São os colaboradores que ajudarão a fazer a ideia se tornar realidade. Portanto, de tempos em tempos é preciso ajudar, incentivar e motivar os funcionários.
  1. Saiba diferenciar os casos isolados de sucesso (ou aparente sucesso)
    Não dá para garantir que determinada fórmula ou projeto dará certo, mas pode-se diminuir os riscos da empreitada ao identificar onde e como melhorar.

ricardo

EDUARDO KUPPER
Sócio-fundador da eGenius founders e da F(x)

 

tag: dicas, dicas para iniciar um empreendimento, dicas para startar uma ideia, Eduardo Kupper, empreender, Iniciar um negócio, montar um negócio, negocio proprio,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.