5 dicas para lidar com a personalidade dos clientes





Trabalhar com vendas não é fácil. Você está sujeito, em um único dia, a lidar com centenas de tipos de personalidades, que podem estar afloradas devido a algum acontecimento particular. Clientes irritados, indecisos, com pressa, sabe-tudo, inseguro, tem para todos os gostos. Saiba já como lidar com cada um deles:

  1. Cliente sem noção

Este é o cliente que acha que todos na Terra devem servi-lo, não importando hora, lugar, nem razão. Eles ligam fora de hora, mandam e-mails aos domingos, exigem uma resposta rápida e acham que tudo que precisam é urgente.
A chave neste caso é estabelecer limites, deixando claro seus horários de trabalho, serviços que pode realizar e dias em que trabalha. Se, mesmo deixando claro, ele continuar exigindo atenção fora de hora, responda-o somente durante horário de trabalho. Se ligar a noite, atenda e diga que lhe retorna na manhã do dia seguinte. E assim por diante.

  1. Cliente indeciso

Este é o cliente que dá mais trabalho. Você mostra todas opções, explica sobre os produtos, vê que ele gosta mais de um, mesmo assim ele se mostra indeciso. O problema deste tipo de pessoa é que ela não sabe o que quer. Ajude-o nesta tarefa, mostrando quais são suas necessidades e o que é o ideal. Depois de acordado, dependendo do serviço oferecido, peça algo por escrito e assinado. Deixe claro que ele não pode mais mudar de ideia, ou se mudar, que vai demorar mais para realização de acordo com o funcionamento de sua empresa. 

  1. O sabe-tudo

Este é aquele cliente que parece saber mais sobre a empresa, serviço e produto mais do que você. Ele sempre confronta as informações e mostra como sabe de tudo.
A forma indicada de se lidar com ele é mostrar claramente o seu papel na venda. Seja educado, porém deixe claro que você tem experiência no assunto, estuda, tem treinamentos e pode avaliar a melhor opção. Mostre sua experiência e competência a ele.

  1. O cliente bravo

De repente alguém entra rasgando pela porta da empresa, gritando e esbravejando sobre algum problema. Geralmente os vendedores tendem a pedir para ele se sentar, oferecendo uma água. Esta é a pior atitude, pois o que a pessoa quer é ser ouvida e desta forma, se sente enrolada. Atenda-o prontamente, ouvindo suas reclamações e respondendo em tom calmo e baixo, pois ele tenderá a imitá-lo, falando da mesma forma. Resolva seu problema nesta visita ou prometa um retorno em breve, para evitar a reincidência da situação.

  1. O inseguro

Este tende a fazer muitas perguntas, mesmo depois que você já explicou os pontos principais. Após revisar todas partes do processo da venda, ele quer consultar o chefe, a mãe, marido, outros familiares e até o papagaio antes de fechar o negócio. A dica é aparar todas arestas da venda, explicando novamente todos processos e itens do produto. Diminua as chances de risco em sua mente, assegurando sua capacidade no que faz e no valor do produto.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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