5 dicas para não estar despreparado em uma venda





Você trabalha há anos com venda e acha que por isso sabe vender? Durante a cerimônia de entrega do Oscar 2016, a atriz Glória Pires, que há décadas brilha nas novelas e cinema, mostrou que, apesar da experiência na área, não estava preparada para cobrir o maior evento de atuação mundial. Comentários como: gostei, legal, bacana e impressionante, a tornaram alvo de piadas nas redes sociais. Você também quer ser alvo de chacota pela concorrência? Então acompanhe nossas dicas e se torne referência quando o assunto é venda:

  1. Aprenda a ouvir “NÃO”

Muitas pessoas pensam que excelentes vendedores não ouvem a palavra “não”. Basta entrar alguém na loja ou empresa para que o bom vendedor feche negócio, não importando a circunstância. Mas não é assim que acontece.

O vendedor que não sabe ouvir “não”, empurra produtos e se torna inconveniente, de quebra, o cliente nunca mais volta à loja. Ao invés disso, após esgotar suas tentativas, mostrando o quanto aquele produto se adéqua ao cliente, suas vantagens, agregando valor ao preço, entre outros, deixe-o ir. Se você vendeu bem seu produto, ele não encontrará atendimento semelhante em outro lugar e vai voltar.

  1. Aprenda a cada dia

São as experiências adquiridas rotineiramente que agregam valor ao vendedor. Além da capacitação em cursos e workshops, nada como os desafios do dia a dia para aprender a lição. Faça uma reflexão ao final de cada turno, observando o que deu certo, o que não, o que os clientes precisaram e o que poderia ter dito que mudaria o rumo da venda. Assim você aprende e executa na próxima oportunidade.

  1. Ouça o cliente

Uma boa venda não se trata do que o vendedor falou, mas sim sobre o que o cliente diz. O vendedor que fala demais, não dá espaço para o cliente se expressar e, desta forma, não sabe do que ele precisa. Por exemplo, em uma loja de sapatos:

– Boa tarde, gostaria de algo em nossa loja?

– Sim, eu tenho uma festa…

– Nós temos muitos sapatos de festa para a senhora. O que acha destas sandálias? Acabaram de chegar, dê uma olhada, esta vai ficar linda! Qual a cor do vestido? Vamos fazer assim, vou buscar algumas e você com certeza vai achar o que precisa! Sente-se aqui e aguarde que já venho.

(….)

– Mas eu já tenho sandália, só queria um sapato social para meu marido. Vou embora antes que este louco volte.

Não é comum isto acontecer? Comum e super chato.

  1. Crie uma conexão com os clientes

 Mesmo sendo vendedor, você acaba comprando alguns itens em outras lojas. Repare que sempre acaba indo em uma em especial, seja porque gosta dos produtos ou, principalmente, porque o vendedor se tornou seu amigo. Ele sempre sabe o que você quer, conversa naturalmente, te dá espaço e atende bem e isso te faz voltar. Seja como ele! Seus clientes precisam ter uma conexão com você, saber que você se preocupa com seu problema que precisa ser resolvido. Não precisa “puxar o saco”, ser forçado, mas sim, adotar uma postura que inspire confiança, que demonstre sua real vontade de atendê-lo e vender o que ele precisa.

  1. Seja expert no mercado

Não basta saber tudo sobre o produto que vende, mas também conhecer o mercado em torno dele. Você deve ser capaz de dizer por que o seu é mais vantajoso do que outro, ou por que ele se adéqua melhor ao que o cliente precisa. Estando bem informado sobre o mercado, você tem mais argumentos de venda e mostra que sabe sobre o que está falando, indo além do “ficou lindo em você” ou “é perfeito para o que precisa”.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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