5 fatos que tornam reuniões “perda de tempo”




Algumas empresas tem o hábito de reunir a equipe a cada mês, semana ou até mesmo diariamente. A intenção é acertar estratégias, acompanhar resultados e informar metas, mas, quase sempre, os membros da reunião tendem a desviar o assunto em algum momento. Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review apontou que 67% das reuniões podem ser consideradas improdutivas e 15% apenas uma perda de tempo das instituições. Para não cair nesta cilada e aproveitar ao máximo suas reuniões, não caia nestes erros:
1. Falar fora de hora
Durante uma reunião, muitas pessoas se sentem tentadas a mostrar o que estão fazendo pela empresa. É nesta hora que o assunto pode acabar mudando e o encontro perde o sentido, pois todos acabam expondo situações pessoais. Evite falar quando não for algo estritamente sobre o assunto tratado.

2. Interromper
Consequência do primeiro item, este diz respeito às constantes interrupções para chamar atenção. Há pessoas que mesmo sem ter o que dizer, querem participar para não parecer desinteressado no assunto. Não faça isso, pois além de pegar mal, atrapalha o raciocínio de quem está falando. Se tiver algo a dizer, aguarde o momento adequado.

3. Orgulho exagerado
Não queira parecer o dono de uma ideia e foque no bom desempenho da reunião e companhia. Se tiver algum ponto que queira falar na reunião e que não está programado, converse antes com o chefe ou envie um e-mail contendo seu ponto de vista. Se for interessante, irão lhe chamar durante o encontro para expô-la.

4. Ser confuso
Não adianta ganhar a atenção de todos se você não consegue expor suas ideias. Caso queria apresentar algo, anote os pontos principais que conduzam sua linha de pensamento. Desta forma, tudo ficará mais claro para você e aos ouvintes.

5. Atrasos
Reuniões geralmente são marcadas previamente. Se todos já estavam cientes do horário, inicie no momento combinado. Pode não parecer muito, mas alguns minutos perdidos todos os dias, fazem grande diferença no final. Se for funcionário, chegue no horário combinado para não perder nenhum ponto exposto e interromper com perguntas que já foram respondidas.

tag: como aumentar produtividade, dicas, produtividade, reuniões, reunioes eficientes, reunioes produtivas,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.