5 formas de usar a linguagem corporal em vendas





Por mais que você acredite que é um bom vendedor, tem que assumir que há alguma etapa da venda que não se sente tão confortável. Por mais que estejamos acostumados ao processo da venda que repetimos dia após dia, há alguns momentos que fraquejamos e podemos vir a perder a finalização da venda. Isso acontece seja por que falamos algo que não devíamos ou por demonstrar esta insegurança em algum gesto. A comunicação corporal nos trai todas as vezes que vacilamos em uma venda. Acompanhe nossas 5 dicas e use a comunicação corporal a seu favor:

  1. Olhe nos olhos do cliente
    Olhar o interlocutor diretamente nos olhos é um sinal de confiança, atenção e verdade. Quer dizer que você sabe sobre o que está falando e tem certeza na capacidade do seu produto. Mas atenção: não exagere, encarando o cliente. Isso te faz intimidador ou desesperado e tudo pode cair por terra.
  1. Use do aperto de mão firme
    O aperto de mão deve estar presente no início e final de uma venda ou reunião. Aperte a mão de seu cliente com firmeza, mas não com muita força, e agite duas vezes, mantendo um contato visual enquanto o aperto de mão durar. Exagerar na força ou apertar as mãos muito suavemente pode passar impressão de arrogância e desdém.
  1. Vista-se adequadamente
    Os clientes tendem a querer fazer negócio com pessoas bem-sucedidas. Mesmo que seu emprego não exija trajes formais, vista-se o mais formal possível. A dica é: vista-se como estivesse indo trabalhar onde gostaria de estar trabalhando. Desta forma você será mais levado a sério, pois o cliente receberá estas informações não-verbais.
  1. Movimente as mãos
    Evite ficar com os braços “engessados”, cruzados ou mexendo no cabelo, por exemplo. Estes atos tendem a passar desconfiança. Gesticular com as mãos darão poder às palavras, fazendo com que o que diz seja interpretado de forma facilitada.
  1. Tenha expressões faciais amigáveis
    O rosto é um componente-chave quando o assunto é comunicação corporal. Quando conversar com um cliente, não fique com o rosto sério e imóvel, pois a impressão será de alguém robotizado e impessoal. Demonstre que está em sintonia com a conversa, sorria, levante as sobrancelhas e demonstre seriedade quando necessário. Aproveite para ler as expressões do cliente, para interpretar integralmente o que ele diz.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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