5 ideias audaciosas que serão tendência em 2016

ArtigosComportamento

jan 6, 2016

0




A cada ano que passa nos surpreendemos com as criações e inovações tecnológicas que surgem. A pergunta que fica no ar é “O que mais vão inventar?” E sim, sempre algo novo acontece e de forma mais fantástica ainda. Algumas tendências e desenvolvimento de estudos prometem ainda mais novidades para 2016. A jornalista Christine Lagorio-chafkin elencou algumas delas para o site americano Inc., confira já e se antecipe em 2016:

  1. Implantes em 3D

A impressão 3D está cada vez mais avançada e invadindo escritórios, casas e até o setor de construção civil. Mas a área médica está cada vez mais interessada neste tipo de serviço. Até mesmo no Brasil o caso de uma tartaruga sem parte do casco foi resolvido com auxílio de uma destas impressoras. Implantes dentários e de quadril já estão sendo realizados e o chamado “biopriting” fornece impressão de camadas de tecido que podem ser implantados em seres humanos.  Ao longo dos próximos três anos o mercado de impressão 3D na área da saúde está previsto para chegar a mais de US$ 4 bilhões. Há alguns anos, pesquisadores vêm trabalhando em construção e impressão de veias, válvulas cardíacas e até as orelhas. A próxima fronteira é a construção de órgãos completos com tecidos impressos. Uma fundação na Virgínia tem um convite aberto – com um prêmio de US $ 1 milhão – para a primeira organização a imprimir um fígado funcionando perfeitamente antes de 2018.

2. Ativismo Mainstream

Uma pesquisa recente mostrou que se envolver em um protesto ou manifestação é tão válido para espalhar a mensagem de forma viral quanto levantar cartazes pelas ruas da cidade. Um estudo publicado na revista de investigação Plos One  descobriu que a chave para transformar um protesto em um movimento social real com uma longa vida útil é o engajamento online. “Nossos resultados sugerem que os usuários em redes de protesto online podem ser tão importantes na expansão do alcance das mensagens como a minoria altamente empenhada nas ruas”, disse o artigo.

3. Drones que substituem humanos

Após 2016 é possível que não haja aeronaves tripuladas. Os especialistas prevêem que em 10 anos a indústria de drones vai saltar de UU$ 3 bilhões para 90 bilhões de dólares. Uma área particular que está em desenvolvimento para a inovação: a substituição de trabalhos perigosos geralmente feitos por pilotos humanos por drones, por exemplo, serviços de primeiros socorros, drones bombeiros e torres de celular temporárias de drones para substituir estruturas permanentes durante catástrofes ou combates.

4.Um novo conceito em entrega rápida

A Amazon está ficando cada vez mais eficiente e a concorrência com outros serviços, como Jet.com, tende a deixar tudo mais tecnológico e rápido. Como já divulgado, está em desenvolvimento a entrega via drone de encomendas, mas em breve, você poderá ter este serviço em todo lugar. Manobrista e vaga para estacionar no restaurante não será mais um luxo, mas sim receber um sanduíche de um drone no sofá da sua casa.

5.Internet flutuante

Nós ouvimos Mark Zuckerberg falar sobre trazer internet para diversas partes do mundo irradiando-a de balões, satélites ou drones. A Google também está investido na idéia de balões flutuantes com enormes sobrecargas para dotar uma área geográfica com rede de celular ou serviço de internet. É o chamado Projeto Loon, que poderia, um dia, levar a conectividade para os 60% da população do mundo que ainda não tem.

tag: empreendedorismo, ideias, ideias audaciosas, inovação, tendencia, tendencia 2016,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.