5 modos de proteger sua marca ou ideia, inspirado na bilionária Oprah Winfrey




Criar uma marca forte aos olhos do seu público pode ser a diferença entre construir o seu negócio a alturas inimagináveis, ou afundar seu navio antes mesmo de começar.

Muitas pessoas têm o sonho ilustre de ter um império de negócios tão grande quanto a filantropa e empresária bilionária, Oprah Winfrey. Da Harpo Studios, O Magazine e toda sua rede, Oprah é mestre em criar um império que repousa solidamente sobre as empresas e fluxos de receitas invejáveis.

Agora, é claro que Oprah tem registrado suas empresas para manter o seu direito de marca. Mas, muitas vezes as pessoas acham que simplesmente registrar uma marca é tudo o que tem que fazer e para que ela esteja consolidada. No entanto, alguns componentes usados por Oprah mantêm sua marca cada vez mais forte.  O site americano Entrepeneur listou cinco estratégias legais que você pode usar para garantir que a sua marca permanece forte. Confira:

  1. Marca registrada

Você já ouviu falar em outra Oprah? Provavelmente não, porque ela é uma das poucas que tomou atitudes para garantir que ela seja a única pessoa com esse nome aos olhos do público e seu mercado. O Trademarking em seu nome garante que ele permaneça exclusivo para você e é como OURO para sua empresa. Se você quer desenvolver uma marca pessoal forte ou desenvolver múltiplos fluxos de renda para sua empresa, siga o exemplo de liderança e marca registrada de Oprah.

  1. Policie sua marca

Depois de ter o seu nome como marca registrada, você sabia que poderia perder sua marca e todos os direitos exclusivos que vem com ela, se não policiar a internet para garantir que outros não estão usando seu registro? Bem, se você está executando um negócio e não tem tempo para vasculhar a internet atrás de fakers, configure alertas do Google, assim você é notificado sempre que houver um infrator à solta. Em seguida, consulte seu advogado para determinar o seu curso de ação.

  1. Envie avisos

Agora, cada vez que você encontrar alguém usando sua marca sem sua autorização envie um comunicado para ele “cessar e desistir”, também conhecido como “aviso Take Down”. Esta carta coloca essa pessoa ciente de que você possui a marca em questão e eles são obrigados por lei a remover quaisquer violações de seus sites, servidores, produtos ou serviços.

  1. Use a técnica do “fio condutor”

Esta é uma maneira infalível para fortalecer sua marca usando o que você já possui. Por exemplo, Oprah usa alguma variação de seu nome na maioria de seus empreendimentos comerciais (O Magazine e HarpO Studios). Usar os componentes do seu nome na marca para quaisquer fontes de receita ou empresas que você deseja criar é uma das maneiras mais inteligentes para manter a sua marca e seu nome na memória do público. Mesmo as empresas corporativas usam esta técnica como a Virgin (Virgin Airlines e Virgin Mobile, para citar alguns), porque proporcionam o reconhecimento da marca e mais exposição para você e sua mensagem.

  1. Certifique-se de que seus contratos incluem a proteção da Propriedade Intelectual

Certifique-se de que seus funcionários assinem acordos que afirmam que eles não podem usar sua propriedade intelectual (IP) para seu uso pessoal ou empresarial. Ainda melhor, certifique-se de que você tem o poder de autorizar a sua utilização em todos os cenários. Inclua uma cláusula que indica que você possui toda a propriedade intelectual criada para sua empresa.  Inúmeros empresários esquecem este passo e são obrigados a ver alguém da equipe roubando seu conteúdo. Ter esta cláusula em seus contratos pode poupar algumas graves agonias à marca.




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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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