6 dicas práticas para você vender mais pelo WhatsApp

A inovação nas vendas e o relacionamento com os clientes, conhecido como marketing de relacionamento, são diferenciais das empresas que buscam sobreviver ao período de quarentena e se prepararem para o pós-pandemia. Na inovação é importante considerar o aplicativo WhatsApp como uma ferramenta poderosa. O momento da retomada, é tão ou mais importante que sobreviver ao período atual.

Na verdade, não o aplicativo, mas como desenvolver mensagens que geram engajamento e aumentam as vendas pelo WhatsApp. O uso do aplicativo já conhecemos, mas poucos conseguem o resultado esperado quando usado para vendas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 74% dos usuários ativos do WhatsApp no Brasil têm interesse em se comunicar com marcar ou empresas pela plataforma de mensagens.

Separamos 6 dicas práticas para você se relacionar melhor com o seu cliente pelo WhatsApp e assim gerar mais vendas, confira:

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes. 

A venda deve ser consequência. Foco em conteúdo de interesse dos seus clientes e faça relacionamento para fideliza-los. 

2º Só envie mensagens se o conteúdo for de interesse do destinatário.

Se a finalidade é relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo perfil de interesses ou por frequência de compra ou de produtos. Quanto melhor o filtro, mais personalizada as mensagens serão. Experimente e venda mais!

3º Texto profissional.

Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

4º Foco no objetivo.

O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em possibilidades para vir pessoalmente na sua loja, empresa ou consultório. Fidelizando os clientes através de uma interação fácil e ágil e que todos estão conectados.

5º Faça como os Vendedores Coach

O Vendedor Coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos clientes, quando eles precisarem comprar algo, eles irão tomar a iniciativa. Por exemplo um escritório de advocacia que mantem os clientes informados sobre mudanças nas leis, precauções para evitar problemas futuros entre outros, quando o cliente precisar de ajuda irá procurar o escritório através do WhatsApp – pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda é consequência.

6º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta.

Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes via aplicativo. Quando recebemos uma mensagem interessante e do nosso interesse, respondemos agradecendo ou perguntando mais sobre o assunto. Alguns clientes irão compartilhar esse conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua empresa.

É preciso fazer diferente para fazer a diferença! Os clientes querem ser surpreendidos.

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E ainda, para aproveitar ao máximo os recursos e manter o profissionalismo, é possível usar o aplicativo no computador a partir do Web WhatsApp, um sistema de espelhamento do aplicativo do celular. A agilidade de escrever os textos e interagir pelo computador aumenta e diminuem as chances de escrever com gírias, abreviações e emotions

Durante a pandemia, demonstre preocupação com os seus clientes. Veja esse roteiro de mensagens para uma venda B2B (de empresas para empresas):

1º Passo: Olá! Tudo bem? Como você e sua família estão?

2º Passo:
se sim: Que bom! Aqui estamos todos bem e trabalhando normalmente.
Você também está trabalhando normalmente home office ou na empresa?

se não: Estou a disposição! Posso entrar em contato novamente na próxima segunda-feira no período da manhã ou da tarde?

3º Passo: se sim no 2º passo
Estamos com uma oportunidade e muitos clientes estão aproveitando… A sua preferência é receber estas informações aqui pelo WhatsApp ou por e-mail?

Envie mensagens que geram engajamento, sempre que possível finalize com uma pergunta para o cliente responder. Experimente, tente e venda mais!

Por Jaques Grinberg

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Matéria original: https://www.jaquesgrinberg.com.br/whatsapp-para-vender-na-quarentena/

Leia também: 11 livros sobre vendas que todo o vendedor precisa ler

tag: comportamento, covid19, vendas pelo WhatsApp, WhatsApp,

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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