Como falar menos e ouvir mais: confira 06 razões para você rever este comportamento!




Antes de ler esta matéria, pare e reflita: durante o seu dia, você fala ou ouve com mais frequência? Você realmente se concentra no que os outros dizem ou enquanto falam fica pensando em uma maneira de dizer algo brilhante quando ela acabar?

A maioria das pessoas tendem a tratar a conversa como um esporte competitivo, em que a pessoa que fala mais acaba sendo considerada a mais inteligente e influenciadora de opinião. Mas na verdade, deveria ser ao contrário. O site Inc. publicou 6 razões para falarmos menos, confira já e mude de vez o seu comportamento:

  1. O conhecimento é poder

Na verdade, no nosso mundo voltado para informações, o quanto você sabe faz mais diferença a longo prazo do que o sucesso ou quanto dinheiro você tem. A função da pessoa que está falando é dar informações, já a que ouve, as recebe. Qual você acha que é melhor?

  1. Você pode se arrepender de não ter ouvido

Se você não compartilha uma informação hoje, sempre poderá compartilhá-la amanhã. Por outro lado, se não ouvir uma informação hoje, talvez nunca mais tenha esta oportunidade.

  1. Você não vai dizer nada idiota

Abraham Lincoln disse: “Melhor permanecer silencioso e ser julgado como um tolo, do que falar e eliminar qualquer dúvida”. “Eu não estou sugerindo que você permaneça em silêncio o tempo todo. Mas é muito fácil falar sem pensar com informações insuficientes ou em um pressuposto errado. Isso pode te fazer parecer menos inteligente do que é, e você vai minimizar as chances de isso acontecer se você ouvir mais do que falar”, diz o

  1. A pessoa que está falando vai se sentir importante

A maioria das pessoas passa a vida desejando ser mais ouvida. Então, ouvindo ao invés de falar, você está dando algo valioso para a pessoa que está falando. Especialmente se você realmente está prestando atenção no que essa pessoa está dizendo e não pensando em outra coisa. O orador vai apreciar esse dom e você terá criado uma ligação. Ele ou ela vai se sentir compreendido e validado. Esta é uma forma poderosa de construir relacionamentos e uma ferramenta de vendas maior ainda.

  1. Você pode ganhar informação privilegiada

Ao ficar em silêncio você está incentivando a pessoa a falar mais. É neste momento que pode receber uma informação privilegiada, pois ela vai compartilhar algo que não tinha planejado.

  1. Quando você falar, as pessoas vão ouvir

Se você compartilhar constantemente as suas opiniões, ninguém se importará quando fala. Se você só dizer o que está pensando em uma ocasião especial ou somente para fazer um ponto de uma só vez, em vez de mais e mais, as suas palavras são susceptíveis a ter mais peso.

tag: conhecimento, dicas, Dicas Empreendedorismo, empreendedorismo, falara menos e ouvir mais, gestao, negócios, ouvir mais, sabedoria,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.