7 dicas para conquistar espaço e imagem sustentável no mercado de palestras

Quem não quer a receita para fazer sucesso na carreira de palestrante e ganhar muito dinheiro? Arrisco dizer que esse é o sonho de 100% dos profissionais, independentemente da área de atuação, inclusive daqueles que já estão ou pretendem ingressar na carreira de palestrante. Baseada em diversas análises de mercado que realizo constantemente observo que existem algumas questões pouco discutidas, porém essenciais para conquistar espaço e se manter no mercado de palestras. Aqui vão alguns toques valiosos para quem é ou pretende ser palestrante.

1.Tenha paixão pelo aprendizado
Aprenda, desaprenda e reaprenda constantemente. O palestrante deve ser um eterno aprendiz. O conteúdo é fundamental e deve ter diferencial. Ter um discurso “commodity” é o princípio do fim, mesmo para quem está no início da carreira.

2. Coloque-se como trampolim para o público
O palestrante é um “professor” das grandes massas. Aquilo que não se ensina nas escolas formais pode (e deve) ser desenvolvido nas palestras, mas com propriedade. O público e os clientes logo percebem quando o palestrante não tem conteúdo nem abordagens originais.

3. Construa credibilidade
Ter uma aparência agradável, rostinho bonito e boa fluência não são quesitos suficientes para conquistar espaço no mercado de palestra. Formação técnica, experiências profissionais e de vida compõem quesitos que dão credibilidade ao conteúdo e à carreira.

4. Tenha consciência da realidade
Muitas pessoas acham que a vida de palestrante é uma mordomia, com viagens, bom atendimento e cachê suficiente para manter a vida com excelente padrão. A realidade não é bem assim. Palestrante profissional não tem rotina e precisa investir na carreira para manter seu nome no mercado e na mente do cliente.

5. Blinde a sua família e suas finanças
Atuar profissionalmente no mercado de palestras requer algumas escolhas e sacrifícios. O tempo de ausência em casa e com a família é constante já que um palestrante nem sempre tem o privilégio de escolher regiões do país para desenvolver o seu trabalho. O rendimento mensal é variável e, por isso, é preciso ter uma boa administração financeira para não sofrer abalos econômicos pessoais.

6. Mantenha-se em evidência nas Redes Sociais
Na era da comunicação e do mundo “on” tornou-se impossível limitar a divulgação e visibilidade de um palestrante a cartões de visita, folders, folhetos e um site construído pelo amigo bem intencionado. A construção de uma imagem online tornou-se vital.

7. Tenha a sua carreira como um valioso empreendimento
O mercado de palestra é cada vez mais concorrido, mas o número de contratantes também é enorme. Como todo empreendimento você precisa ficar atento à organização do roteiro de apresentação, à construção de produtos (livros, vídeos, e-books), à estrutura de divulgação, às estratégias de marketing digital, às ações comerciais e, inclusive, o desenvolvimento de um planejamento de vida.

 

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Silvia Patriani

Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

 

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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