7 dicas para quem quer empreender antes dos 30

ArtigosComportamento

dez 28, 2015

0




Não são todos empreendedores que resolvem ter seu próprio negócio após décadas de experiência no mercado. Hoje em dia é cada vez mais comum a presença de jovens, com menos de 30 anos, inovando e participando competitivamente no mundo dos negócios. Mesmo assim, a imaturidade e a falta de recursos podem ser grandes dificuldades no caminho. Para não cair em uma cilada, confira o que você deve e o que não deve fazer para empreender antes dos 30:

– Autoconhecimento
A pouca experiência, ingenuidade e a falta de habilidade para lidar com pressões podem te prejudicar. Aproveite este momento para o autoconhecimento e contorne os obstáculos com a percepção do que gosta e o que não gosta no mercado. Desta forma você escolherá os melhores caminhos e vai se fixar no melhor para você.

– Credibilidade
Quando marcar reuniões e visitar futuros parceiros ou clientes, esteja preparado para a surpresa dos presentes quanto a sua idade. Leve os comentários numa boa e vá bem informado, superando qualquer tipo de preconceito com conhecimento.

– Dificuldades
Não pense que por não ser um provedor de família estará tudo bem se seu negócio não der certo. É preciso ter comprometimento, independente das dificuldades que surgirem no caminho. Persista, estude, se informe, conheça pessoas e continue acreditando em seu negócio.

– Erros
Empresários muito jovens tendem a perder o controle quando o dinheiro começa a entrar. Planeje-se, veja se realmente vale a pena ter um escritório completamente equipado, todas formas de marketing e divulgação disponíveis e muitos funcionários a seu dispor. Veja o que é realmente necessário.

– Use a juventude a seu favor
Os jovens estão conectados praticamente 24h por dia. Use este conhecimento adquirido online para adiantar tendências, ver oportunidades de negócios, busque cursos, conheça pessoas e coisas que talvez não tenha ouvido falar pelas mídias, escola, faculdade, etc.

– Mentoria
Procure mentores para seu negócio. Eles vão te aconselhar e apontar o melhor caminho a seguir. Mas atenção: este mentor não precisa ser contratado ou adquirido em algum programa, muitas vezes ele pode estar em sua própria família.

– Mão na massa
Não se esqueça de que nem só de ideias, planos e metas vive uma empresa. Arregace as mangas e saia a campo para vender, não se esquecendo que é empreendendo que se aprende a empreender


tag: autoconhecimento, empreender, empreender antes dos 30, mentoria, responsabilidade,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.