8 questões para ajudar a encontrar seu propósito – Bruno Perin

Já notou como a questão do último dia das nossas vidas sempre nos chama atenção, incomoda, é difícil de pensar. E principalmente, se você consegue levar a sério mesmo, parece que a sua coragem aumenta drasticamente e você sente que deve arriscar mais.

Há um bom tempo atrás, como todo bom jovem cheio de dúvidas, eu me perguntava no que estou colaborando, no que estou fazendo a diferença, se tudo acabasse amanha, fora as pessoas que tenho proximidade quem sentiria minha falta, no que eu fiz a diferença… Sim, um pouco doido, mas tenho certeza que todos já se perguntaram isso.

Duvido que alguém gostaria de terminar sua breve passagem de tempo por aqui com total insignificância. Portanto, pensar nisso ajuda um pouco a definir uma das perguntas mais difíceis de todos os tempos, qual é o nosso proposito?

Então eu te pergunto:

  1. O que você gostaria que todas as pessoas comentassem que você fez?
  2. O que seria mais legal de todos lembrarem de você?

É uma maneira interessante de começar a estruturar o pensamento, sobre algo que poderia ser feito de grande importância para as demais pessoas.

  1. Se fosse para entrar na história, como seria?

Pensar desta forma, com essa pergunta, ajuda a criar uma linha de fatos e acontecimentos que você executaria para criar esse legado.

Eu sei que são várias perguntas, mas começar a respondê-las ajuda nessa questão de saber o motivo de levantar amanhã como uma força fora do normal, e assim definir um caminho para ser como aqueles heróis de filmes imbatíveis. Ou, como meros mortais, que fazem algo significativo para o mundo.

Se tudo acabasse amanhã, o que você gostaria que as pessoas lembrassem por primeiro que você fez?

  1. No que falariam que você foi importante?
  2. Quando a maioria das pessoas te procuram para pedir ajuda?
  3. Pelo o que sempre vale a pena levantar da cama?
  4. No que você sente que está fazendo a diferença?
  5. Qual contribuição você tem feito no mundo?

Essas questões servem para você refletir sobre o seu proposito. Você bem sabe que é sempre melhor quando acorda e sabe para onde está indo, porque e simplesmente tem muito orgulho disso.

  • Quando as pessoas me pedem ajuda, normalmente elas querem que eu…
  • Eu sinto que estou fazendo a diferença para alguém quando…
  • Toda vez que preciso contar algo que fiz e me deu muito orgulho eu lembro…
  • Se toda a manhã eu quisesse acordar mais animado porque vou fazer algo incrível seria…
  • Se eu tivesse o poder de fazer a diferença no mundo eu…
  • Seria tão bacana se toda a vez que alguém me apresentasse contasse que estou…
  • Se tudo acabasse amanhã, eu gostaria de deixar para o mundo…

Todos querem deixar algo de incrível para o mundo e saber que vimos alguma diferença, não fomos em vão. Na construção desse legado, precisamos ter um grande proposito e as histórias que acontecerem nessa trajetória, serão o seu maior valor.

Como um FreeLifeStyle, eu gostaria de lembrar que tão importante do que definir para onde você vai é como você vai percorrer isso… Muitas pessoas se preocupam com esse destino, mas não tanto na forma que chegarão lá, e os fins justificam os meios é um frase de tiranos que se definiam donos da razão, portanto sim, os meios são tão significativos quanto os fins.

Por fim, para construir um legado você precisa de um proposito bem definido, e ao percorrer essa trajetória ricas histórias acontecerão que darão valor a sua vida.

Saiba mais em:

 

brunoperin
Bruno Perin

Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil.

tag: autoconhecimento, Bruno Perin, dicas, proposito,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.