Imagineering Story: Conheça a série que todo empreendedor deveria assistir

A História do Imagineering é um documentário que conta os altos e baixos de toda a equipe envolvida no desenvolvimento dos parques da Disney

A plataforma de streaming Disney Plus chegou no Brasil no final do ano passado, mas já está fazendo o maior sucesso. Com blockbusters extremamente valiosos para empreendedores ou para quem pensa em ter um negócio de sucesso, como a série documental A História do Imagineering.

O documentário retrata a criação da equipe de Imagineering, que mistura de imaginação e engenharia, dos parques Disney. Os episódios mostram desde o primeiro parque, na Califórnia, ainda nos anos 1950. Na equipe estão profissionais como designers de arte, engenheiros, técnicos de iluminação e modeladores.

Além disso, a série ilustrou o caminho iniciado por Walt Disney, seguido por seu irmão Roy Disney e seus sucessores, como o ex-presidente do grupo Michael Eisner e Robert Iger.

Ao contrário de outros materiais que promovem a liderança de Walt, este não apresenta só os aspectos positivos da trajetória da Disney. Já que, ele os mostra os problemas estruturais e de finanças que o grupo enfrentou ao longo dos anos para se tornar o que é hoje. Por isso, há alguns momentos em que é difícil acreditar que isso foi feito pela Disney.

Cada episódio do Imagineering tem diferentes lições de gestão de pessoal, liderança, criação de visão e solução de problemas – todos no melhor estilo da Disney. Confira a lista:

Lição 1: Pense fora da Caixa

Quando Walt Disney fundou a Disney, ele começou trabalhando com engenheiros tradicionais. No entanto, ele descobriu que eles não conseguiam traduzir sua visão.

Por isso, ele recorreu ao diretor de arte para transformar seu sonho em realidade. Ao combinar a criatividade dos artistas com o conhecimento dos artistas, com o conhecimento dos engenheiros técnicos, Walt superou o mercado da época. Já que, ele inovou ao pensar fora da caixa e foi além do óbvio.

Desse modo, ao fazer uma analogia as empresa de hoje, percebemos que a contratação de talentos se torna a parte crucial para o sucesso de um negócio. Então, em suas próximas contratações, considere examinar a sua necessidade e o que você espera que essa pessoa crie. Já que, isso pode ampliar o leque de possibilidades.

Lição 2: Faça as coisas mesmo que esteja com medo!

A construção da Disney começou com um orçamento de 1,5 milhão de dólares americanos. No entanto, devido a um deslizamento causado por fortes chuvas, o orçamento subiu para 17 milhões de dólares americanos. Por isso, como mais de 1.200 trabalhadores se empenharam para concluir a construção do parque, Walter compartilhou seu medo profundo com alguns deles, mas continuou a seguir em frente.

Portanto, se ele desistisse, não haveria Disney hoje. Quantos projetos você suprimiu porque parecem assustadores e intransponíveis? Talvez o próximo seja seu maior legado.

Lição 3: Permita que seus funcionários façam um plano de carreira na sua empresa!

Muitas pessoas entrevistadas que apareceram na série foram crescendo de profissão na Disney. Uma vez que, alguns eram inicialmente assistentes, fabricantes de sorvete e outros eram filhos de funcionários. Assim, todos encontraram um lugar para crescer e explorar seus próprios interesses, olhando para a empresa (até mesmo para os executivos) de todos os ângulos.

Na jornada da empresa, precisamos fazer um esforço consciente para criar esse espaço. Como você investe na equipe? Você criou oportunidades de aprendizagem fora de sua área de enfoque? Considere uma abordagem mais ampla para desenvolver o aprendizado pessoal dos membros da equipe e colocá-los de volta ao trabalho.

Lição 4: Entenda os números

Quando a Disneylândia de Orlando foi inaugurada em 1971, eles esperavam que 500.000 pessoas participassem no primeiro dia. No entanto, apenas 10.000 pessoas participaram.

Se olharem apenas para esses registros, pensarão que o parque é um fracasso. No entanto, eles estudaram os dados mais profundamente e descobriram que as pessoas estavam preocupadas com a superlotação.

Portanto, quando os números parecem ruins, reserve um tempo para descobrir a razão por trás dos números. Os números costumam ser a norma para as empresas, mas você precisa dedicar algum tempo para lembrar que os números estão relacionados ao comportamento humano. Os dois não podem ser separados.

Lição 5: A mágica está em uma liderança inspiradora

Em várias entrevistas, os entrevistados relatavam que fizeram o impossível por Walt Disney. Uma vez que, sua visão é contagiante e ele nunca desconfiou de sua equipe. Desse modo, Walt prova que quando uma equipe se conecta com a visão de liderança, a mágica acontece.

Além disso, quando ele faleceu, seu irmão Roy seguiu a mesma visão e liderou a equipe para criar o lugar mais feliz do mundo. Por isso, pense nisso, Como você conecta a equipe com a visão da empresa e até do projeto? Você está disposto a aceitar comentários e novas ideias que podem ajudá-lo a aderir?

A Disney é conhecida em todo o mundo não somente por seus filmes e parques, mas pela excelência de atendimento, preocupação com a experiência, inovação e satisfação dos clientes.

Agora, imagine que só no Magic Kingdom, o maior parque da Disney, tem mais de 6 mil colaboradores… Como é possível ter um time altamente motivado e treinado para oferecer um excepcional atendimento e experiência do cliente?

Tudo isso só é possível pela Liderança. Em meu e-book “Lições de Liderança da Maior Empresa de Entretenimento do Mundo” eu revelo com exclusividade 10 segredos sobre liderança que Dan Cockerell aprendeu durante 26 anos em que esteve na empresa.

Quer descobrir os segredos de liderança que fazem da Disney uma das empresas mais admiradas do planeta? Então clique aqui.

LEIA TAMBÉM: Como a Dafiti inovou o E-commerce de moda

tag: a historia do imagineering, disney plus, filmes, filmes da disney, filmes de empreendedorismo, filmes de negocios, filmes para empresarios, imagineering,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.