Adeus, dívidas! Bancos vão realizar mutirão de renegociação em dezembro

NotíciasTributário

nov 26, 2019

0

Ação de renegociação é uma parceria entre o Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Uma boa notícia para os endividados! Agora, quem tem pendências com bancos, pode estar renegociando no mutirão que as instituições financeiras estarão realizando em dezembro nas 27 capitais brasileiras .

A ação é promovida pela parceria entre o Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Acordo de Cooperação Técnica assinada na última quinta-feira (21). Entre os dias 2 a 6 de dezembro, as 261 agências bancárias vão estender seu funcionamento até às 20h especialmente para o atendimento de renegociação.

Segundo o presidente da Febraban, Murilo Portugal, as instituições participantes do mutirão são Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Banrisul.

“Não planejamos uma meta, depende do interesse do cidadão e do consumidor de procurar o banco. Esperamos a adesão seja grande porque os bancos estão propiciando condições necessárias”, afirmou o chefe do Departamento de Promoção e Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Gustavo Mansur, sobre a quantidade de pessoas esperadas durante o mutirão.

Descontos na renegociação

Durante o mutirão, os bancos vão oferecer descontos especiais para os endividados. Entretanto, não há porcentagens fixas, segundo o diretor de Autorregulação e Relações com Clientes da Febraban, Amaury Oliveira. De acordo com o executivo, cada instituição terá liberdade na hora de oferecer a quantidade de descontos e benefícios.

Para consultar quais as agências participantes do período de renegociação, basta acessar o portal da Febraban aqui.

O Banco do Brasil anunciou que seu porcentual de desconto no total da dívida pode chegar a 92%, além de prazos de 120 a 180 dias para o início do pagamento. As taxas de juros podem ser reduzidas em até 14% do valor firmado no momento da contratação do produto (como crédito ou empréstimos).

Neste caso, a medida valerá para os cliente com mais de 30 dias de inadimplência. Ainda conforme o BB, todas as agências do banco participarão do mutirão de renegociação.

Educação financeira mais acessível

Além da renegociação de débitos, o mutirão também tem como objetivo facilitar a educação financeira para o público. Quem for até uma das agências resolver suas pendências, poderá receber instruções sobre como proceder quando o assunto é o bolso.

Uma das ações coordenadas é a criação de uma plataforma de educação monetária com conteúdos especializados e até um “medidor” da saúde financeira da pessoa que tiver interesse em participar.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.