Adivinhe a Profissão

Um homem estava viajando por uma estrada e, em certo trecho da viagem, encontrou um pastor com um grande rebanho de ovelhas. Parou o carro e abordou o pastor:

“Se eu adivinhar quantas ovelhas tem o seu rebanho, o senhor me dá uma ovelha?”
O pastor esboçou uma expressão de curiosidade e isso foi o bastante para ele pôr mãos à obra. Abriu o laptop, olhou para o rebanho, fez uns cálculos e disse:

“O senhor tem 1.680 ovelhas.”
“Está certo, pode levar a ovelha”, respondeu o pastor, um tanto desconcertado.

Quando ele ia saindo com a ovelha, o pastor chamou e lhe disse
“Se eu adivinhar a sua profissão você me devolve a ovelha?”

“Claro”, respondeu ele, surpreso.
“Você é consultor. Primeiro, porque eu não o chamei para vir aqui. Segundo, você cobrou para me dizer uma coisa que eu já sabia. Terceiro, você mostrou que não entende do meu negócio. Então, por favor, devolva o meu cachorro.”

Realismo e parceria

Esta história me foi contada recentemente por um amigo, empresário, que regularmente contrata consultores para colaborar com sua empresa. Como se vê, a ideia que os empresários fazem do consultor nem sempre é das mais positivas. Como esta, existem outras piadas sobre profissionais dessa atividade, assim como de outras áreas, muitas vezes motivadas por situações de mudança que não ficaram bem digeridas por alguns setores da empresa, ou por pessoas que se sentiram prejudicadas.

Como o consultor tem uma passagem temporária, sugere muitas mudanças e não consegue fazer milagres, sempre fica uma situação mista. Alguns elogiam e outros criticam. É uma situação de alto risco, no que diz respeito à imagem do profissional.

O consultor estabelece uma relação de parceria, na qual nem tudo depende dele: o sucesso de seu trabalho também depende muito da empresa e de vários outros fatores. Por outro lado, não adianta prometer demais para conquistar o cliente, e depois sair deixando dúvidas sobre sua competência. O que os empresários esperam do consultor? Eles esperam soluções: para seus problemas de gestão; para seus problemas de sucessão; para seus problemas de organização. A consultoria organizacional tem sido, ultimamente, uma das mais requisitadas, pois lida com situações críticas de mudanças que os profissionais de dentro da empresa não têm condições de fazer sem a ajuda de um especialista externo, com uma visão mais ampla, independente e atualizada. Porém, deve-se evitar a percepção de que o consultor esteja trazendo, no bolso do colete, a solução salvadora. Essa é uma atitude equivocada e arriscada. É fundamental ser bastante realista e evitar toda forma de prepotência ou idealização, para que a parceria supere obstáculos e seja realmente bem-sucedida.

A Magia do Mundo dos Negócios

Prof. GRETZ é o palestrante mais premiado do Brasil e autor dos livros “Voando como a Águia”, “A Força do Entusiasmo” e vários outros. Contatos: tel. (48) 3246-5250 / (48) 9972-8436, e-mail: david@fadelpalestrantes.com.br site: www.gretz.com.br

 

 

 

tag: Prof. Gretz,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.