Após um ano de pesquisa, jovens iniciam negócio com óculos de madeira

Como já dissemos aqui antes, a sustentabilidade está com tudo no mundo dos negócios. O desenvolvimento de empresas focadas em reaproveitar materiais que ninguém mais vai usar, aliado a estilo, praticidade e consciência ecológica têm chamado a atenção dos consumidores. Foi durante um trabalho de faculdade que o designer Kelvyn Augusto de Almeida teve um insight: produzir óculos de sol a partir de madeira de descarte. Desta forma, móveis antigos como poltronas, sofás, guarda-roupas e armários poderiam ganhar nova vida em um objeto totalmente diferente.

Unido ao amigo Breno Henrique Gomes de Oliveira, que é administrador, os dois trabalharam na ideia paralelamente à faculdade e trabalho, durante um ano, das 23h às 3h no desenvolvimento do projeto, que foi lançado em janeiro deste ano. Desde então, a Allfenas vendeu 180 peças para os estados de São Paulo, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e até Londres. Confira a entrevista de A Magia do Mundo dos Negócios com Kelvyn Augusto de Almeida e Breno Henrique Gomes de Oliveira, da Allfenas:

 

Por que escolheram este nome?
Kelvyn: Allfenas significa “Flor branca e singela’’. A flor é a parte mais nobre de uma planta. Da mesma forma, a empresa extrai a parte mais nobre da madeira. O nome foi escolhido devido ao significado e a atuação da empresa no mercado.

Como e quando surgiu a ideia do negócio?
Kelvyn: A ideia começou dentro de uma sala de aula, após o desafio dado pelo meu professor para transformar um pedaço de madeira em uma armação de óculos. A sala inteira se envolveu para desenvolver o projeto, várias equipes trabalhando ao mesmo tempo. Por fim, ninguém conseguiu concluir o desafio… Foi onde eu, após o término da disciplina, continuei tentando desenvolver o protótipo por alguns meses. Finalmente, quando consegui fazer a armação, fiz uma reunião com Breno para mostrar a ideia e desenvolver um plano de negócio.

Após a decisão de iniciá-lo quais foram os passos seguintes?
Breno: Após essa reunião, comecei a estudar um plano de negócio para ver a viabilidade do projeto, como de início foi bem difícil montar um protótipo que fosse resistente, ergonômico e ecologicamente correto. Passamos então por um período de um ano de testes e análises para ver qual seria o produto ideal ao nosso cliente alvo. Durante o tempo de pesquisa, testamos as armações em alguns colegas, para testar durabilidade, resistência e conforto. Sendo assim após vários feedbacks conseguimos chegar ao produto ideal. Hoje conseguimos fornecedores fixos, produção sólida e uma ótima aceitação por parte dos clientes.

Cada linha mostra de onde a madeira é proveniente. (Divulgação)

Cada linha mostra de onde a madeira é proveniente. (Divulgação)

Poderia fornecer algumas características dos óculos?
Breno: A característica notável é o fato de ser muito leve e ao mesmo tempo resistente, pode ser exposto à água e suor devido aos tratamentos que fazemos na madeira. Temos a tecnologia de hastes flexíveis e ajustáveis a qualquer tipo de rostos proporcionando conforto. Lentes com 100% proteção UVA/UVB e polarizadas.

E a principal característica é o trabalho que fazemos de sustentabilidade. Todas as madeiras utilizadas são provenientes de madeira de descarte que hoje “perderam o seu valor” perante a sociedade, então devolvemos vida aquele pedaço de madeira e em cada óculos na parte inferior da haste gravamos de onde aquele óculos saiu.

Nossa linha atual é de um Armário Colonial.
O que faziam antes do empreendimento?
Kelvyn: Eu atuava como estagiário de Designer Gráfico em uma empresa e o Breno trabalhava como analista de qualidade em uma empresa de serviços de cobrança.

Os óculos são vendidos atualmente online ou em lojas físicas?
Breno: Atualmente vendemos no site www.allfenas.com.br e também temos uma loja em nossa fábrica, para clientes locais. Os óculos Allfenas são revendidos também em duas lojas em Bauru (SP).

Linha atual provém de um móvel colonial. (Divulgação)

Linha atual provém de um armário colonial. (Divulgação)

Quais são os planos para o futuro?
Breno: A Allfenas não é uma empresa focada apenas em óculos de madeira, nossa base de pensamento é colocar no mercado produtos já existentes, mas modificados por terem a madeira presente. Com isso nosso futuro é levar para o mundo o que o Brasil tem de mais precioso. Sua beleza natural.

Qual a mensagem para os empreendedores que estão iniciando um negócio?
Breno e Kelvyn: Para ser um empreendedor é necessário ter fé, muita dedicação, tempo e muita força de vontade. Sem essas características não iríamos conseguir nada até hoje.

A ideia de desistir está presente em vários momentos e etapas do processo, mas escolher passar por cima é uma decisão inteiramente de quem acredita.

 

 

 

tag: allfenas, bauru, Breno Henrique Gomes de Oliveira, empreendedorismo, Kelvyn Augusto de Almeida, óculos de madeira, óculos de sol,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.