Após um ano de pesquisa, jovens iniciam negócio com óculos de madeira
Como já dissemos aqui antes, a sustentabilidade está com tudo no mundo dos negócios. O desenvolvimento de empresas focadas em reaproveitar materiais que ninguém mais vai usar, aliado a estilo, praticidade e consciência ecológica têm chamado a atenção dos consumidores. Foi durante um trabalho de faculdade que o designer Kelvyn Augusto de Almeida teve um insight: produzir óculos de sol a partir de madeira de descarte. Desta forma, móveis antigos como poltronas, sofás, guarda-roupas e armários poderiam ganhar nova vida em um objeto totalmente diferente.
Unido ao amigo Breno Henrique Gomes de Oliveira, que é administrador, os dois trabalharam na ideia paralelamente à faculdade e trabalho, durante um ano, das 23h às 3h no desenvolvimento do projeto, que foi lançado em janeiro deste ano. Desde então, a Allfenas vendeu 180 peças para os estados de São Paulo, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e até Londres. Confira a entrevista de A Magia do Mundo dos Negócios com Kelvyn Augusto de Almeida e Breno Henrique Gomes de Oliveira, da Allfenas:
Por que escolheram este nome?
Kelvyn: Allfenas significa “Flor branca e singela’’. A flor é a parte mais nobre de uma planta. Da mesma forma, a empresa extrai a parte mais nobre da madeira. O nome foi escolhido devido ao significado e a atuação da empresa no mercado.
Como e quando surgiu a ideia do negócio?
Kelvyn: A ideia começou dentro de uma sala de aula, após o desafio dado pelo meu professor para transformar um pedaço de madeira em uma armação de óculos. A sala inteira se envolveu para desenvolver o projeto, várias equipes trabalhando ao mesmo tempo. Por fim, ninguém conseguiu concluir o desafio… Foi onde eu, após o término da disciplina, continuei tentando desenvolver o protótipo por alguns meses. Finalmente, quando consegui fazer a armação, fiz uma reunião com Breno para mostrar a ideia e desenvolver um plano de negócio.
Após a decisão de iniciá-lo quais foram os passos seguintes?
Breno: Após essa reunião, comecei a estudar um plano de negócio para ver a viabilidade do projeto, como de início foi bem difícil montar um protótipo que fosse resistente, ergonômico e ecologicamente correto. Passamos então por um período de um ano de testes e análises para ver qual seria o produto ideal ao nosso cliente alvo. Durante o tempo de pesquisa, testamos as armações em alguns colegas, para testar durabilidade, resistência e conforto. Sendo assim após vários feedbacks conseguimos chegar ao produto ideal. Hoje conseguimos fornecedores fixos, produção sólida e uma ótima aceitação por parte dos clientes.
Poderia fornecer algumas características dos óculos?
Breno: A característica notável é o fato de ser muito leve e ao mesmo tempo resistente, pode ser exposto à água e suor devido aos tratamentos que fazemos na madeira. Temos a tecnologia de hastes flexíveis e ajustáveis a qualquer tipo de rostos proporcionando conforto. Lentes com 100% proteção UVA/UVB e polarizadas.
E a principal característica é o trabalho que fazemos de sustentabilidade. Todas as madeiras utilizadas são provenientes de madeira de descarte que hoje “perderam o seu valor” perante a sociedade, então devolvemos vida aquele pedaço de madeira e em cada óculos na parte inferior da haste gravamos de onde aquele óculos saiu.
Nossa linha atual é de um Armário Colonial.
O que faziam antes do empreendimento?
Kelvyn: Eu atuava como estagiário de Designer Gráfico em uma empresa e o Breno trabalhava como analista de qualidade em uma empresa de serviços de cobrança.
Os óculos são vendidos atualmente online ou em lojas físicas?
Breno: Atualmente vendemos no site www.allfenas.com.br e também temos uma loja em nossa fábrica, para clientes locais. Os óculos Allfenas são revendidos também em duas lojas em Bauru (SP).
Quais são os planos para o futuro?
Breno: A Allfenas não é uma empresa focada apenas em óculos de madeira, nossa base de pensamento é colocar no mercado produtos já existentes, mas modificados por terem a madeira presente. Com isso nosso futuro é levar para o mundo o que o Brasil tem de mais precioso. Sua beleza natural.
Qual a mensagem para os empreendedores que estão iniciando um negócio?
Breno e Kelvyn: Para ser um empreendedor é necessário ter fé, muita dedicação, tempo e muita força de vontade. Sem essas características não iríamos conseguir nada até hoje.
A ideia de desistir está presente em vários momentos e etapas do processo, mas escolher passar por cima é uma decisão inteiramente de quem acredita.
tag: allfenas, bauru, Breno Henrique Gomes de Oliveira, empreendedorismo, Kelvyn Augusto de Almeida, óculos de madeira, óculos de sol,