Apple quer rede de satélites exclusiva para iPhones; entenda o caso

Tech

dez 22, 2019

0
Tecnologia poderia entrar em operação dentro de cinco anos. Tim Cook pediu prioridade para o projeto

A Apple pode lançar uma constelação de satélites para criar uma rede de comunicações própria, exclusiva dos iPhones, de acordo com informações da Bloomberg. Com os satélites de órbita baixa, a empresa teria cobertura em todo o globo e poderia fugir da dependência das operadoras, já que seus produtos poderiam usar essa conexão para troca de informações entre si.

A Bloomberg informa também que os estudos em torno da ideia ainda são iniciais. O objetivo seria fazer um eventual lançamento somente daqui a cinco anos. Ainda assim, o presidente-executivo Tim Cook teria dito que o projeto é uma prioridade.

Ainda de acordo com o site americano, a Apple vem contratando profissionais da área aeroespacial para amadurecer o projeto dos satélites, bem como pessoas da área de hardware e software que estariam encarregadas de criar as tecnologias necessárias para que os futuros iPhones operem na rede exclusiva.

Entre as aplicações possíveis do projeto estão a distribuição de sinal de internet, novas plataformas de comunicação entre dispositivos da marca e até sistemas de localização mais precisos.

Caso a ideia saia do papel, usuários de produtos da Apple teriam acesso à rede interna da marca para trocar mensagens entre si e até mesmo acessar outros sites e aplicativo. Não fica claro se o serviço seria concedido a qualquer consumidor da marca, ou se o acesso à rede dependeria de um plano à parte.

A ideia de conectar usuários sem a necessidade de operadoras de telefonia é uma preocupação antiga da Apple: informações recentes revelam que a empresa da maçã interrompeu o desenvolvimento de um recurso similar ao Walkie Talkie do Apple Watch que permitiria a donos de iPhone se comunicarem sem depender de internet 4G ou 3G.

Outras empresas também apostam em constelações de satélites para troca de dados. As iniciativas mais animadoras da atualidade pertencem à Amazon, ao Facebook e à SpaceX.

***Matéria publicada no portal TechTudo

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *