Aprenda como investir melhor com Warren Buffett

As dicas selecionadas por Warren Buffett de como investir melhor estão reunidos no livro “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham, que é considerado a bíblia do value investing.

Aprenda como investir melhor com Warren Buffett

 O livro “O investidor inteligente” é considerada a bíblia do value investing. A obra procura analisar o valor real de um ativo, para além do seu preço momentâneo no mercado.

Antes da obra de Bejamin Graham, não havia uma análise fundamentalista dos investimentos. Já que, as decisões eram tomas com base em boatos. Por isso, junto com David Dodd, o autor foi pioneiro ao estabelecer um método lógico e rigoroso para investir em ações e títulos.

Os ensinamentos são inúmeros, envolvendo paciência, disciplina, aprendizado constante e controle emocional. Desse modo, a ideia é que o investidor aprenda a controlar seu próprio comportamento para evitar grandes prejuízos e conseguir ganhos sustentáveis ao longo do tempo. 

Confira abaixo cinco dicas de “O investidor inteligente” que continuam atuais mesmo setenta anos após sua publicação:

1. Investimento é diferente de especulação

Segundo Graham, “uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete segurança do capital investido e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas”. Por isso, um bom investidor sabe que não exite formula mágica para a riqueza, portanto, sempre deve buscar um retorno adeqaudo.

2. Aposte no value investing

Para Graham, uma ação representa uma transação real com um valor intrínseco que não depende do preço do papel no mercado. Os investidores devem descobrir esse valor por meio de análise de valor ou investimento de valor.

O método recomenda uma análise cuidadosa das possibilidades de lucro e geração de caixa de cada empresa, para que os investidores possam descobrir o verdadeiro valor dos ativos.

Definido o valor, o investidor parte para o negócio. Se o preço estiver mais barato que o real valor da empresa, é hora de investir. Já se estiver caro, o momento é para a venda. “O valor de qualquer investimento é, e sempre deve ser, uma função do preço que você paga por ele”, resume Graham.

3. Conheça seu perfil de investidor

Para Graham existem dois perfis de investidores inteligentes. O primeiro é o empreendedor, que possui abordagem ativa, assim, sempre buscando dedicar tempo e investir em conhecimento para aquisição de ativos que sejam mais atraentes do que a média. Já o segundo perfil é o defensivo, que apresenta uma abordagem passiva, já que, procura, principalmente, evitar perdas e erros graves. Seu objetivo secundário é se livrar do trabalho de tomar decisões com frequência.

4. Investir em ativos com margem de segurança

Com o objetivo de diminuir as chances de errar, Buffet reforça a importância de sempre comprar ações com uma margem de segurança. Ou seja, nunca pagar um preço elevado demais, independentemente de quanto um investimento possa ser atraente. 

Mas, vale ressaltar que eliminar completamente o risco de erro é impossível, , não importa o quanto o investidor seja cuidadoso.

5. Não siga o mercado

Os investidores inteligentes não devem ser guiados pelas flutuações do mercado, mas devem aprender a pensar por si próprios.

Graham destacou que o mercado sempre oscilará entre o otimismo galopante (o que torna as ações muito caras) e o pessimismo profundo (que as torna muito baratas).

A sabedoria do investimento é identificar essas mudanças para comprar ações cujos preços sejam inferiores ao seu valor real ou para vender notas cujos preços sejam superiores ao seu valor real. Para isso, é fundamental controlar suas emoções e não se deixar dominar pela euforia e pelo desespero.

LEIA TAMBÉM: Planejamento Financeiro: Cinco Dicas de Finanças Pessoais em 2021

tag: benjamin graham, dicas de investimentos, investidor, investir, mercado financeiro, warren buffett,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *