As 10 características essenciais em líderes excepcionais

O que é ser um bom gestor? Quais são as características essenciais que um bom profissional deve ter para gerenciar uma equipe? Essas são questões muito pertinentes, especialmente aqueles que estão começando uma carreira como líderes.

É comum ver gestores começarem com muita empolgação e, no primeiro problema, perderem o fôlego. Isso acaba resultando numa gestão heterogênea, sem coesão, o que desmotiva qualquer liderado.

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Liz Ryan, colunista da Forbes, listou algumas das principais características que um bom líder precisa ter para conseguir lidar com as suas funções. Antes de tudo, segundo Ryan, é importante que o gestor saiba mediar o que ocorre no ambiente, evitando entrar ou gerar situações de tensão. “Você terá mais sucesso na tentativa de neutralizar esse comportamento se colocando acima dessa hostilidade”, escreve.

Confira a seguir, as características primordiais em qualquer líder de sucesso:

1- Líderes fortes dividem a autoridade. Eles empoderam as pessoas ao seu redor e querem que todos se desenvolvam. Eles sabem que esta é a única maneira de fortalecer seu time.

2- Bons líderes reforçam as pessoas e suas habilidades, em vez de criticar e humilhar os funcionários.

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3- Líderes entendem que as pessoas se movimentam em ondas de medo e confiança. Eles têm como modelo a liderança baseada na confiança e evitam brigar, gritar com os funcionários ou intimidá-los.

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4- Líderes fortes dizem “isso foi um erro meu” com facilidade. Eles querem mostrar à equipe que cometem erros e que aprendem com eles. Um bom líder quer que todos se sintam confortáveis em dizer que erraram para aprender e evoluir.

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5- Eles sabem que mudança é difícil tanto para eles mesmos quanto para as outras pessoas. Quando sentem medo na equipe antes de uma grande mudança, eles não reagem com raiva. Eles dizem “estes são pontos interessantes – vamos continuar falando sobre eles para que eu consiga entender seu ponto de vista. Pode ser que eu precise de algumas conversas para conseguir isso”.

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6- Líderes sabem que a mudança é ainda mais difícil quando é imposta de cima para baixo. Por isso, eles envolvem a equipe no planejamento das mudanças que têm em mente.

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7- Eles pedem ajuda.

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8- Eles dizem “obrigado” o tempo todo. Bons líderes não assumem que só porque alguém recebe um salário, não precisa de reconhecimento.

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9- Bons líderes sabem que suas novas ideias vão agitar o ambiente de trabalho, e querem que as pessoas se sintam confortáveis com essa agitação. Eles não entram em pânico quando seus funcionários reclamam das mudanças, porque sabem que as pessoas precisam desabafar e processar as mudanças que estão em curso. Líderes fortes esperam encontrar resistências quando propõem novas ideias.

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10- Líderes fortes sabem que precisam aprender sempre. Eles estão preparados para errar e aprender com os erros. Eles esperam caminhar sempre, mas esperam também cair de vez em quando – e buscam se levantar e em seguida dar outro passo.

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