Áudios vazados do Clubhouse levantam dúvidas sobre segurança da nova rede social
Clubhouse tem áudios vazados e encara sua primeira crise de segurança
Um usuário do aplicativo Clubhouse, nova rede social de conversas por áudio que tem virado febre no mundo, conseguiu vazar o áudio de conversas de salas privadas. Os áudios foram postados em outro site na internet.
Segundo a empresa, o hackers não identificado foi “banido permanentemente” e novos mecanismos foram instalados para melhorar a segurança do aplicativo.
“O Clubhouse não pode oferecer nenhuma promessa de privacidade para conversas realizadas”, disse Alex Stamos, diretor do SIO e ex-chefe de segurança do Facebook, à Bloomberg.
O especialista disse que o ataque do fim de semana aconteceu porque o hacker conseguiu compartilhar remotamente suas informações de login. Assim, ele construiu um sistema JavaScript na plataforma usada pelo Clubhouse.
O aplicativo não especifica quais novos sistemas de proteção foram adicionados. No entanto, a solução pode incluir, por exemplo, restringir os usuários de usar mais de uma sala ao mesmo tempo.
Na semana passada, o Observatório da Internet da Universidade de Stanford divulgou um relatório informando que a sala do Clubhouse foi transmitida “para servidores provavelmente hospedados na China”.
Segundo a Stamos, a dependência do Clubhouse no Agora causou muitas preocupações com a privacidade, especialmente para os cidadãos chineses e dissidentes cujas conversas estão além do escopo da supervisão do Estado.
No entanto, o Agora declarou que não armazena nem compartilha informações de identificação pessoal. A empresa disse: “Estamos comprometidos em tornar nossos produtos o mais seguros possível.”
Clubhouse
Clubhouse é um aplicativo de rede social para bate-papo com áudio somente para convidados, lançado em 2020 pela Alpha Exploration Co.
Em dezembro de 2020, foi avaliado em quase US$100 milhões. Já em 21 de janeiro de 2021, a avaliação atingiu US$1 bilhão.
Primeiramente, o aplicativo Clubhouse ficou famoso entre profissionais e entusiastas da área da tecnologia, inclusive do Vale do Silício. Apesar de estar disponível, por enquanto, apenas para iPhones, já possui mais de 600 mil usuários.
LEIA TAMBÉM: Lojas Americanas e B2W estudam possível fusão
tag: audios vazados, clubhouse, privacidade, privacidade de usuários, segurança,