A beleza e a importância da transformação

ArtigosComportamento

mar 26, 2016

0




Um das minhas filhas, que acaba de completar 16 anos, retornou de um período de seis meses de intercâmbio no Canadá!

Posso dizer que uma filha foi e que outra voltou. A que foi tinha lá seus medos e receios, suas incertezas e anseios.  A que voltou trouxe consigo na bagagem mais segurança, coragem, metas e objetivos cumpridos e a cumprir, desenvoltura para resolver situações…

Ela trouxe mais conhecimento… a certeza de que está pronta para provocar em sua própria vida um futuro ainda melhor.

Em seis meses, a minha menina cresceu muito mais por dentro do que por fora. Em altura, são alguns centímetros a mais; em seu íntimo, nas formas de ser, pensar e agir, foram milhares de quilômetros de crescimento!

Agora, ela viverá uma nova e importante etapa. Da mesma forma que esse “corpo estranho” precisou provocar a sua inclusão no modelo e sociedade canadense, minha filha passará pelo processo de reinserção nos ambientes que ela já tão bem conhece no Brasil. Serão novas descobertas, novas posturas, novos aprendizados! E eu me orgulho muito dela por tudo isso!

Ter cumprido essa meta com sucesso, despertou na minha outra filha, a de 13 anos, o desejo de também viver essa rica experiência daqui a algum tempo; de enfrentar e vencer esse desafio. Para nós, pais, o investimento é pesado! Mas digo que vale a pena esforçar-se para permitir que os nossos filhos vivam essa grande transformação.

Eu quis compartilhar isso com vocês, para dizer que os modelos de educação mudaram. A experiência internacional, do “aprender a se virar”, transformou-se quase que em regra.

Estou com 54 anos. No meu tempo de adolescente, querer passar um tempo fora do país era “coisa de desocupado”. De alguns anos para cá, tornou-se “coisa de gente antenada, arrojada e pronta para o mundo”.
Com todo esse processo, eu fiquei a pensar: há quanto tempo eu não provoco um grande desafio na minha vida?

Eu amo viajar. Eu amo escrever livros e os contatos que faço sempre me fazem renovar a agenda e reinventar-me. Nunca permitir que a monotonia pautasse a minha vida!

Mas cheguei à conclusão de que preciso viver uma nova experiência! Pode ser uma viagem sabática, um novo projeto, um desafio que me faça sentir frio na barriga!

Posso afirmar algo a vocês: sei que como pai eu tenho buscado cumprir fielmente à missão de procurar compartilhar com as minhas filhas todo o aprendizado que tive.

Mas descobri algo maravilhoso: elas também podem e têm me ensinado muito! Como agora, nesse processo do retorno da minha filha. Eu tenho me sentido como que numa cadeira de sala de aula, enquanto a menina ensina-me o que é viver intensamente!

Portanto, o aprendizado nunca acontece em sentido único! Ele é uma via de duas mãos!
Então, reflita, assim como eu fiz, sobre como anda a sua vida!

Às vezes, precisamos mesmo nos sentir um “corpo estranho” no universo para provocar uma grande transformação em nossas vidas! E não tenha receio de sentir-se assim! Viver um processo como esse é maravilhoso!

 

eliasawad
Elias Awad

Biógrafo e palestrante. Especializou-se em escrever biografias dos principais empreendedores brasileiros. Atualmente, escreve seu 20º livro.
Entre suas obras estão as biografias de Samuel Klein (Casas Bahia), Oscar Schmidt, Celso Moraes (Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau), Mr. Fisk (Escolas Fisk e PBF), Affonso Brandão Hennel (Semp Toshiba), entre tantas outras.

 

tag: Elias Awad, intercambio, novas experiencias, novos conhecimentos, transformar-se,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.