Brasileiras do Vale: empoderando as brasileiras na meca digital

A plataforma Brasileiras do Vale (BV) começou em 2013 como um grupo do Facebook para reunir algumas amigas expatriadas. Com cerca de 2 mil membros, é hoje o maior ponto de apoio das mulheres brasileiras que moram no Vale do Silício, na Califórnia. E esse número não para de crescer. A plataforma que conta atualmente com um website, grupo do Facebook, LinkedIn e encontros presenciais – de networking e de treinamentos diversos, fornece o apoio necessário para que as brasileiras se adaptem a uma nova realidade e encarem de frente os novos desafios profissionais e pessoais.

O grupo é uma iniciativa da santista Angela Teodoro e da brasiliense Simone Sarmet e ao longo do tempo agregou os esforços de Barbara Gomide, Barbara Fernandes e Erica Almeida. O objetivo da plataforma é conectar as brasileiras da região por meio da troca de experiências, conselhos e dicas e acertou em cheio nessa necessidade que até então não estava atendida.

“Quando você se muda, especialmente para um outro país, normalmente deixa para trás família, amigos, trabalho, e locais favoritos. Ou seja, tudo aquilo que você estava familiarizada. O grupo facilita essa transição e funciona como aquela amiga que você precisa nesse primeiro momento”, diz Angela Teodoro, Co-Founder do Brasileiras do Vale.

Depois de pouco mais de um ano, o grupo no Facebook ficou pequeno para tantas dicas e informações trocadas, e em 2014 o website oficial foi lançado. O site veio para organizar e facilitar o acesso a toda essa informação. Nele pode ser encontrado um diretório de serviços – com os serviços prestados e recomendados pelas brasileiras do grupo, um manual com dicas práticas para quem está chegando na região, podcasts e vários artigos que retratam a vida no Vale, escritos pelas próprias Brasileiras que ali estão construindo suas vidas.

Encontro anual reuniu 200 mulheres. (divulgação)

O Brasileiras do Vale tornou-se uma parte tão importante no dia a dia dessas mulheres que elas também quiseram se conhecer pessoalmente. Por essa razão, desde 2014 o grupo organiza um Encontro Anual que, em sua terceira edição neste ano, reuniu cerca de 200 brasileiras – fazendo networking, expondo seus negócios e compartilhando suas histórias.

“O Brasileiras do Vale é o reflexo da comunidade. Primeiro precisávamos reunir e organizar as brasileiras da região. Hoje, queremos dar ferramentas para que essas mulheres se redescubram e se reinventem. Temos workshops planejados e uma rede de mulheres que querem ajudar outras mulheres e esse ano criamos nosso grupo no LinkedIn para que as brasileiras indiquem outras brasileiras para vagas de emprego”, conta Simone Sarmet, Co-Founder da rede.

Em 2015 o Brasileiras do Vale teve esse esforço reconhecido ao ser uma das três selecionadas por voto popular no Prêmio Destaque do Conselho de Cidadão de San Francisco. É esse reconhecimento da comunidade que move o trabalho realizado totalmente sem fins lucrativos por essa equipe de cinco mulheres, que chegaram ao Vale, se  reinventaram e hoje trabalham para que as outras brasileiras do Vale também vençam este desafio.

tag: Angela Teodoro, Angela Theodoro, brasileiras do vale, brasileiras no vale do silicio, mulheres empreendedoras, plataforma para empresárias,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.