Cansado de telemarketing? Confira como ativar o modo “Não perturbe”
Confira no passo a passo como se cadastrar no site da Anatel para não receber mais ligações de operadoras
Quem nunca recebeu várias ligações de telemarketing de várias operadoras durante o dia? Pois é. E, muitas vezes, são ligações oferecendo produtos que não são do interesse de quem está recebendo.
Pensando nisso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) desenvolveu um site no qual o usuário pode efetuar cadastro para não receber mais essas chamadas. Essa ferramenta é uma iniciativa do órgão federal com algumas prestadoras de serviços como Algar, Claro – Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim, Vivo – Telefônica.
A seguir, confira no tutorial feito pelo Olhar Digital como se cadastrar:
- Acesse o site Não Me Perturbe;
- Na página inicial, acesse “Solicitar bloqueio“

- Se for sua primeira vez, coloque na opção “Quero me cadastrar“;

- Preencha o formulário com seus dados e espere o e-mail de confirmação de cadastro em sua caixa de entrada. Não se esqueça de olhar na pasta de Spam.

- Depois, volte ao site e complete seu cadastro e realize seu login. Caso você seja redirecionado para a página inicial, clique em “Solicitar Bloqueio”;

- Na nova tela, coloque o seu número de telefone, marque as empresas que não devem ligar para você e clique em “Cadastrar telefone”. Caso prefira, selecione a opção “Todas”;

- Por fim, se desejado, imprima o comprovante da solicitação do bloqueio das ligações de telemarketing.

Após a realização do cadastro, as operadoras têm um prazo de até 30 dias para incluir seu número na lista dos que não desejam mais receber ligações de telemarketing. Na opção “Consultar”, é possível verificar se seu contato já consta na lista.
Se passado o prazo e você ainda esteja recebendo essas ligações, na aba de “Contato” é possível formalizar uma reclamação.
