Carrefour lança app que indica produtos mais baratos

Carrefour Brasil lançou uma nova ferramenta em seu aplicativo para recomendar produtos mais baratos e balanceados para o consumidor do ponto de vista nutricional.

Carrefour lança app que indica produtos mais baratos
Reprodução

O Carrefour Brasil lançou uma nova ferramenta em seu aplicativo para recomendar produtos mais baratos e balanceados para o consumidor do ponto de vista nutricional.

Para cada produto procurado, os clientes receberão recomendações de itens com o mesmo nível nutricional ou superior e mais barato. Na segunda lista de indicação, serão listados produtos com ingredientes mais balanceados, independente do preço.

O algoritmo de classificação da qualidade nutricional dos alimentos é baseado na classificação criada pelo Ministério da Saúde da França. De acordo com Luis Moreno, CEO de Varejo do Carrefour Brasil, todos os fornecedores podem calcular de forma transparente a nota de seus produtos.

“A reação da indústria à ferramenta foi diversa. Alguns fornecedores estavam mais familiarizados com essa questão. Outros fornecedores não tinham tanta clareza. Gera alguma disrupção. Alguns produtos nossos tiveram scores não favoráveis. Vimos que temos que melhorar”, disse.

Segundo Moreno, a iniciativa foi comunicada ao setor com antecedência e a aceitação dos pequenos fornecedores é alta, que costumam produzir produtos mais equilibrados do que as grandes marcas, mas não possuem as mesmas habilidades de comunicação.

As instruções estão sempre na categoria de produto que o cliente deseja comprar, de A a E. Por exemplo, não há indicação de produtos menos processados.

Portanto, mesmo para alimentos ultraprocessados ​​que as Diretrizes Alimentares da População Brasileira recomendam que os consumidores evitem, o pão industrializado pode ser classificado como A ou B em sua categoria.

Nova Ferramenta do Carrefour

A ferramenta também tem a ambição de se abrir para outros varejistas. Por isso, é necessário importar estoques de outras redes em termos de classificação e preço.

 “A ferramenta tem essa possibilidade. Pode ser por meio de um aplicativo ‘white label’ (que permite que uma empresa compre e use a solução tecnológica com sua própria marca), por exemplo. Mas ainda não tivemos essas conversas”, afirma.

Hoje, aproximadamente 16.000 produtos da linha de produtos Carrefour atendem a esses critérios de classificação. Destes, aproximadamente 10.000 foram classificados.

O restante depende da informação nutricional que não está no rótulo, pois não é obrigatória. Por exemplo, alguns pacotes não fornecem açúcar total e porcentagens de frutas, vegetais e nozes.

LEIA TAMBÉM: Iguatemi prevê dobrar de tamanho após reestruturação societária

tag: aplicativo, Aplicativos, app, Carrefour, Carrefour Brasil, produtos,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.