Carros Elétricos: Volkswagen é considerada a primeira real ameaça a Tesla

Volkswagen, fabricante alemã de veículos, anunciou um plano ofensivo para dominar mercado de carros elétricos em cinco anos

Carros Elétricos: Volkswagen é considerada a primeira real ameaça a Tesla
Reprodução

Esta semana, a Volkswagen, fabricante alemã de veículos, anunciou um plano ofensivo para dominar o mercado de carros elétricos em 5 anos. Assim, a estratégia consiste na abertura de seis fábricas de baterias na Europa.

“Nossa transformação será rápida, sem precedentes e em uma escala nunca vista na indústria automobilística em um século”, assegurou Herbert Diess, presidente da Volkswagen.

A Volkswagen agradou os investidores ao propor sua estratégia em um bem organizado plano, chamado: “Power Day”.

Em uma semana, o preço das ações da empresa subiram mais de 15% na Bolsa de Valores de Frankfurt. Desse modo, tornando a Volkswagen o maior valor de mercado listado na Dax, com mais de 130 bilhões de euros (US $ 155 bilhões).

O presidente parece estar chegando na sua meta de US $ 239 bilhões. No entanto, o valor de mercado da Tesla é de 519 bilhões de euros.

A Volkswagen decidiu em 2015 desenvolver uma base técnica exclusiva para veículos elétricos, que foi usada pela primeira vez no modelo ID.3 lançado no outono.

Patrick Hummel, analista do UBS, considera essa estratégia “o compromisso mais significativo de uma fabricante tradicional”. Outras apostam em plataformas mistas, combináveis com várias tecnologias.

Tesla x Volkswagen

Segundo o analista do site Carexpert, Karl Brauer, a combinação de recursos financeiros e capacidade de produção torna a Volkswagen a melhor escolha para atacar a Tesla, embora não seja fácil.

A gigante da Volkswagen também quer apostar na economia de escala. Assim, quanto mais produtos a empresa produz, menores são os custos de produção.

Subodh Mhaisalkar, diretor executivo do Instituto de Pesquisa de Energia da Universidade Tecnológica de Nanyang em Cingapura, explicou: “A Tesla aprende a produzir grandes volumes, mas grupos como a Volkswagen já possuem essacapacidade.”

Essa escala tem suas desvantagens, já que, todas as decisões importantes são tomadas por consenso. Logo, as decisões não são feitas apenas pelos líderes da empresa, mas também com os líderes das 12 marcas do grupo, incluindo Audi, Porsche, SEAT e Bugatti.

A tecnologia elétrica não é a única coisa que resta. A Volkswagen deve alcançar a Tesla no campo do software, outro eixo da guerra automobilística.

LEIA TAMBÉM: Diante da surpreendente crise no setor, Gol tem prejuízo de R$ 5,98 bilhões em 2020

tag: automobilisticos, automoveis, Carros eletricos, Carros Elétricos, inovação, inovação e tecnologia, tesla, volkswagen,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.