Casal fatura R$ 7,5 milhões com banheiro inteligente para pets
maio 3, 2021
0Lara Lorga e Fábio de Carvalho, deixaram as carreiras em multinacionais para empreender na Weasy, empresa que apresenta solução para remover da casa o cheiro de xixi dos animais

A Weasy surgiu em 2016, quando Lara Lorga, 34, começou a trabalhar em home office durante alguns dias da semana e odor de xixi e dos pelos molhados das goldens retrievers Pepa e Lili passou a incomodá-la.
“Toda hora, eu parava tudo para ir lá limpar o xixi.”
disse Lara Lorga à Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Com o objetivo de amenizar a situação, Lara e seu marido, Fábio de Carvalho, 35, adaptaram uma bandeja de madeira revestida em lona plástica e com uma inclinação para que a urina dos pets fosse direto para o ralo.
Logo depois o casal fez uma nova versão, mais funcional, com uma chapa de alumínio no lugar da madeira, pés de Durepox e uma mangueira que levava o xixi para o ralo.
Início da empresa
Desde então, após amigos empreendedores incentivarem o lançamento do produto no mercado, o casal decidiu arriscar, em outubro do mesmo ano, durante a licença maternidade de Lorga.
Por sugestão do pai da empreendedora, eles mudaram a matéria-prima para fibra de vidro e começaram a divulgar em um site gratuito.
No início, não tiveram muita adesão, porque as pessoas não conseguiam entender a funcionalidade do produto. Foi aí que o casal resolveu gravar um vídeo demonstrativo com o Weasy em ação, que acabou alcançando mais de três milhões de visualizações.
Lorga afirma que recebeu mensagens de 21 países diferentes de pessoas interessadas no produto.
A capacidade de produção ainda era limitada a dez peças por semana nesse período. O casal tinha investido cerca de R$ 5 mil para criar dois moldes e 20 sanitários em uma fábrica terceirizada.
“Quando nos demos conta, já tínhamos vendido 60 sanitários e isso significava um prazo de dois meses para a postagem. E as pessoas compravam”, relembra Lorga.
Surpreendentemente, eles precisaram encerrar as vendas para dar conta das entregas. Em março de 2017, apostaram mais alto: adquiriram uma pequena fábrica de fibra de vidro de caiaques em São José do Rio Preto – SP, por R$ 15 mil. Eles compraram os materiais, contrataram dois funcionários da empresa que funcionava ali anteriormente e passaram a produzir cerca de 200 peças por mês.
Mercado Pet na Pandemia
Um mercado que se desenvolveu na Pandemia foi o de produtos para pets. De acordo com a projeção do Instituto Pet Brasil, em 2020, as vendas do país ficaram próximas a 40,1 bilhões de reais, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior.
A pandemia fortaleceu a tendência de humanização dos animais. Já que, os serviços veterinários, de banho, e os produtos de higiene, promoveram uma melhora na convivência entre humanos e os animais de estimação.
De acordo com a empreendedora, a pandemia acabou trazendo um aumento de 34% no faturamento da empresa. Já que, o isolamento social e ao maior convívio entre humanos e pets.
“Em casa o dia inteiro, as pessoas passaram a se incomodar ainda mais com o cheiro de xixi. Foi quando perceberam o quanto um sanitário inteligente poderia facilitar o dia a dia e o relacionamento de quem tem animais de estimação”, diz Lorga.
Vendas da Weasy
Atualmente, 95% das vendas da Weasy são feitas por marketplaces e plataforma própria. A empresa tem planos de investir em pontos de venda físicos, mas um dos desafios é ter como demonstrar o uso do produto.
Atualmente, cachorros representam 85% da demanda pelo banheiro inteligente, seguido de longe pelos gatos, com 10%. Outras categorias de pets representam 5%. Lorga adianta que uma versão para roedores está em desenvolvimento.
Além disso, o faturamento da empresa veio em uma crescente, até o estouro em 2020. Em 2019, faturaram R$ 3,6 milhões, já no ano passado foi R$ 7,5 milhões. A expectativa para 2021 é de R$ 8 milhões.
*Com informações da PEGN
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