Cinco dicas para o pequeno varejista competir no mercado – João Kepler

Muitas vezes o pequeno varejista pode se sentir excluído do mercado, com baixo público e venda em relação a ele. No entanto, com algumas medidas simples ele pode sobreviver e competir neste ambiente. O especialista em vendas e investidor anjo João Kepler elaborou cinco dicas para estes comerciantes. Confira:

  1. Encontre um nicho

A verdade é que um pequeno varejista nunca vai conseguir competir com os grandes em preço e em distribuição. Aliás, nem deve se esforçar neste sentido ou tentar entrar nessa disputa. Encontrar uma especialidade e ser o melhor naquele segmento na sua região, se possível o único. Esse é o segredo.

2.Tenha um plano em mente

Fazer um plano de negócio não é só para planejar o futuro e definir metas.  É preciso pensar estrategicamente para identificar parceiros, canais, barreiras, design, produtos, serviços, precificação, estoque, atendimento, entre outros pontos importantes para uma loja. É durante este tempo que o lojista vai identificar os recursos que precisará para ajudar a desenvolver o seu negócio.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Não é a tecnologia em si que importa, mas a forma que ele é usada. O que só estava disponível para as grandes empresa, agora está cada vez mais disponível  e acessível para as pequenas empresas também. São sistemas, soluções nas nuvens, aplicativos para todos os tipos de negócio, que vão desde a solução do checkout, passando pela gestão de preços, da venda perdida, até controle de acesso nas lojas. A tecnologia hoje é tão importante quanto os produtos que você vende.

  1. Use canais digitais para competir com os grandes

Quando se trata de sites de mídia social como o Twitter, Facebook ou Instagram, as pequenas empresas podem concorrer com os grandes varejistas. Nessas plataformas onde autenticidade e personalidade são fundamentais para se conectar com os clientes, os pequenos varejistas têm vantagens, pois as grandes não fazem marketing digital de forma específica e direcionada. Mas não basta contratar o sobrinho para fazer a mídia social, é preciso foco, profissionalismo e dedicação. Esta é a sua oportunidade de fazer com seus clientes propaguem boas histórias, experiências de consumo e notícias sobre a sua loja (que podem se converter em vendas).

  1. Seja mobile e tenha presença virtual

Conforme-se, seus clientes vão olhar primeiro para o celular. Então a sua loja tem que ter um site responsivo, um aplicativo, ou se fazer presente em apps de terceiros para estar também presente a mão e ao alcance do seu cliente ou de quem procura o serviço ou produto que você vende. Além disso, certifique-se de que você está aparecendo no Google e no Google Maps para que as pessoas da região que estão procurando empresas como a sua poderá encontrá-lo facilmente.
Se você quiser fazer com que seu negócio cresça, as ferramentas estão a sua disposição e esse é o momento certo, a escolha, no entanto, é somente sua.

 

joao

João Kepler Braga: 
Um dos palestrantes mais elogiados do Brasil, reconhecido como o mais sintonizado com a Inovação, com a Convergência Digital e com os desafios empresariais da atualidade;
Especialista em Vendas, e-commerce, Marketing, Empreendedorismo e Varejo;
Empreendedor Serial; Brand Evangelist; Escritor, autor entre outros títulos: [O Vendedor na Era Digital], [Vendas 3.0] e [Vendas & Atendimento];
Colunista de vários Portais no Brasil;
Investidor Anjo membro da @AnjosDoBrasil;
Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft como Investidor Anjo do Ano 2013 e 2014;
Associado e Mentor na @SeedInvestimentos;
Mentor e cotista nas Aceleradoras @StartYouUp e @85Labs;
Premiado como um dos maiores Incentivadores do ecossistema Empreendedor no Brasil em 2013 e 2014.
CEO da @PlataformaSDI uma das melhores Plataformas B2B de Event Ticketing no modelo SaaS no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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