Coca-Cola vai processar Heineken pela aquisição da Kirin

Sem categoria

jan 31, 2020

0
Apesar do processo, a cervejaria holandesa negou que o processo prejudique a compra da Kirin
Coca-Cola vai processar Heineken pela aquisição da Kirin
Foto: Akos Stiller/Bloomberg

A Coca-Cola está entrando com um processo contra a Heineken. Divulgado pela reportagem do jornal Valor Econômico, o motivo seria a aquisição da Brasil Kirin (antiga Schincariol) pela cervejaria holandesa em 2017.

“Fica claro o verdadeiro objetivo buscado pelas duas partes nele envolvidas: entabular uma operação societária com a finalidade de criar uma falsa segregação de portfólio entre Kaiser e Bavaria/Brasil Kirin, para então contornar obrigação contratual contraída”, argumenta a Coca-Cola na petição judicial.

O que acontece é que a Coca-Cola Brasil, a associação dos fabricantes brasileiros de Coca-Cola e 11 engarrafadoras estão pedindo que a compra seja anulada, pois prejudica a distribuição da Heineken pela Coca-Cola, gerando, inclusive, uma possível quebra de contrato entre ambas.

O argumento da Coca é que a Bavaria (empresa que a Heineken adquiriu em 2016) é uma paper company, ou seja, só existe no papel e, justamente por isso, está sendo usada para comprar a Kirin. Logo, isso daria uma “brecha” para que a Heineken burlasse os direitos de distribuição da Coca-Cola para suas bebidas alcoólicas até 2022, como firmado em contrato.

Entretanto, em nota, a cervejaria holandesa, declarou que, pelo seu entendimento, o processo não tem objetivo de prejudicar sua compra da Kirin.

Já por parte da Coca-Cola e das demais engarrafadoras, elas buscam uma compensação da Heineken, pela holandesa não incluir as outras marcas de cerveja em sua carteira de distribuição.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.