Como a Dafiti inovou o E-commerce de moda

A Dafiti possui um E-commerce de moda com novo centro de distribuição. São 300 robôs que separam 5 mil produtos por hora

Como a Dafiti inovou o E-commerce de moda
Imagens: Divulgação

O Grupo Dafiti está cada vez mais crescendo no mundo dos negócios. Já que, recentemente, eles inovaram ao criar o maior centro de distribuição na área de e-commerce de moda da América Latina.

O espaço conta com a maior solução de automação do mundo (AutoStore) e é “Salto para o Futuro”. Além disso, ele está localizado em Extrema (MG), que possui uma localização estratégica para distribuição logística.

O centro de distribuição ocupa uma área de 54.000 metros quadrados em um terreno de aproximadamente 250.000 metros quadrados (equivalente a aproximadamente 30 campos de futebol). Além disso, possui Inteligência artificial capaz de separar 5.000 produtos por hora.

A Dafiti já anunciou que tem como objetivo investir fortemente em tecnologia. Principalmente, a partir de agora para manter sua posição de liderança neste campo e “revolucionar o ecossistema da moda”.

“Os dez anos são um marco para a história de uma empresa; para nós, é momento de focarmos ainda mais em nossos diferenciais e acelerarmos nosso impacto positivo no ecossistema. Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora para nossos clientes e parceiros”, afirma o cofundador e CEO do Dafiti Group, Philipp Povel.

Além disso, segundo ele, a empresa quer cada vez mais investir em parceiros com soluções de dados e logística e operacionais. “Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. O Leap é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos”, afirma.

E-commerce de Moda: Qual a inovação implementada pela Dafiti?

A solução técnica utilizada no novo centro de distribuição é o AutoStore. Ele é um sistema de armazenamento integrado habilitado pela Bastian Solutions. Além disso, possui estrutura modular e flexível que pode armazenar produtos verticalmente em caixas em engradados.

Os produtos são coletados por robôs e movidos por cima do sistema. Assim, todo o processo é operado por um software. Ele combina inteligência artificial e análise preditiva para desenhar mapas de produtos e coletar caminhos eficazes para robôs.

Essa solução reduz o tempo de separação de cada projeto em três vezes. Desse modo, atualmente, são cerca de 450 mil caixas em pleno funcionamento no Leap, manuseadas e organizadas por cerca de 300 robôs.

Dessa forma, a capacidade de armazenamento do sistema de automação chega a 3,6 milhões de produtos. Assim, para proporcionar essa operação exponencial, o CD conta com uma média de 100 caminhões por dia. Esta é a maior automação de e-commerce de moda do Brasil.

‘O Dafiti Group nos apresentou o desafio de projetar um dos maiores e mais avançados sistemas de automação do mundo. Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha”, afirma o vice-presidente da Vendas Globais na Bastian Solutions, Greg Conner.

Além disso, outros parceiros foram do projeto foram: Log Commercial Properties, BTS Properties, Planservice, EREA Advisory, Marcos e Farina Arquitetos, Connexxion Consulting, Mundie Advogados e Tauil & Chequer Advogados – além de todo apoio da Prefeitura Municipal de Extrema.

Benefícios para a Experiência do Consumidor

Principalmente para os consumidores, a vantagem de operar modelos como o Leap é uma experiência de compra mais conveniente: o tempo total necessário para separar os produtos é reduzido de 24 horas para duas horas, em média. Isso leva a uma entrega mais segura e rápida.

O Dafiti Group faz parte da holding Global Fashion Group, que é líder em moda e estilo de vida online em mercados emergentes.

 “Com uma década de crescimento acelerado, as operações no Leap simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no Grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O Leap abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região”, destaca o co-CEO do Global Fashion Group, Christoph Barchewitz.

Leia também: Não sou candidata a presidente nem filiada a partido, diz Luiza Trajano após iniciativa de vacinação

tag: dafiti, e-commerce de roupa, ECOMMERCE, inovação, inovação tecnologica, inteligencia artificial,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.