Como deixar um legado cultural como palestrante

ArtigosComportamento

abr 17, 2016

0

Mensagens transmitidas e recebidas pelas pessoas na hora certa – escritas ou faladas, imortalizam situações, fatos e marcam para sempre uma trajetória.

O legado cultural é algo transferido como herança, assim como na área jurídica, mas não para um só indivíduo, e sim um povo, uma nação, um conteúdo que pretende tornar a vida daqueles que a recebem ainda melhor, e que deixa o nome do autor (a) registrado na história.

O palestrante profissional tem entre suas atribuições a responsabilidade de ser aquele que transmite um legado cultural. É um mensageiro da perseverança, alguém que cria e torna sua mensagem única e marcante. Lembrando que as pessoas que recebem esta mensagem também a tornam única, de acordo com sua interpretação, conhecimento e momento de vida. Para alguns a mensagem será inspiradora, para outros motivadora, neutra, de alerta, de fortalecimento, e entre essa lacuna de sentimentos as ações acontecem, muitas vezes mudando realidades individuais e outras vezes realidades históricas.

Para construir sua carreira e legado todo palestrante deve ter resiliência e a certeza que nunca atingirá e agradará a todos. E, indiferente disso deve persistir, construir e deixar a sua história pessoal e profissional através de seu exemplo. Críticas sempre acontecerão, pois todo gerador de mudanças atuará com sentimentos, vícios, virtudes e realidades, e a natureza do ser humano é a de resistir a qualquer alteração em seus hábitos e comportamentos, pois isso modifica sua zona de conforto e segurança.

Em minha rotina diária de Mentoria a pergunta mais comum é:

– Silvia, como faço para construir meu legado?

Há anos venho respondendo este questionamento, com “toques” diferenciados para cada palestrante, mas embasamento único. E algumas destas dicas acertadas de como construir seu legado com força e forma sistemática de trabalho compartilho com você nestes 5 passos:

1. Falar com convicção, motivação e brilho nos olhos é essencial para construir um legado. Pois as pessoas que vão assistir uma palestra buscam ser melhores depois de receberem a mensagem do palestrante, querem ser mais eficazes, querem ser mais felizes, além de buscar um exemplo inspirador no orador, sempre.

2. Tenha relevância de conteúdo, pois será ele que dará base e sustentação a seu trabalho. O mundo tem informação demais e as pessoas tem seu tempo cada vez mais escasso tanto em relação ao que ler, como em relação ao que fazer. Muitos palestrantes me procuram sem a mínima ideia de como fazer seu conteúdo ser relevante e para quem. Como regra de ouro aqui cabe dizer que dentro do possível seja singular na sua forma de falar, na sua forma de passar a mensagem e na sua forma de abordar o tema. Pois quem fala para “todo mundo” na realidade não fala para ninguém.

3. Tenha uma mensagem que leve as pessoas tanto a refletir, como a agir com discernimento. Fico muito preocupada com palestrantes que falam coisas sem sentindo para sua audiência. Pois falar em público exige responsabilidade, zelo e detalhamento no conteúdo a ser passado. Pois a audiência precisa interpretar dentro de suas crenças e valores o que você fala, e também precisa conseguir incorporar a mensagem percebida com possibilidade imediata de alcançar resultados para a sua vida pessoal e profissional.

4.Ter uma mensagem motivadora é essencial para que seu legado seja construído. Uma mensagem para ser entendida como motivadora deve ter no mínimo três elementos percebidos pelo leitor ou audiência presente na palestra e são eles: consistência no conteúdo falado ou escrito, congruência naquilo que você faz e fala e conexão com o público. Falarei mais detalhadamente aqui sobre conexão, pois o erro mais comum que vejo nos palestrantes é falar para o público “errado” ou no momento “errado” da palestra a mensagem que deseja passar. Isso acontece por vários motivos, e um dos mais graves é o excesso de slides que se usa em uma palestra. Neste caso o palestrante perde a conexão do que ele está falando devido à necessidade de ficar passando slides onde a sua presença e fala devem ser os instrumentos decisivos de atenção com o público.

Outro erro é o excesso de tempo de uma palestra. Seja conciso em sua mensagem, e ela será percebida com mais valor, com mais respeito e com um apelo motivacional adequado e relevante. A audiência deve e precisa lembrar-se de você de forma positiva, alguém que tenha feito à diferença sendo inspirador, e não aborrecedor.

5. Presença marcante é o elemento chave para que você deixe seu legado. Pois é ela que faz os olhos das pessoas brilharem ao estarem na sua presença, fazem ficar boquiabertos de sua segurança ao falar, ficam encantadas pela sua história única e intransferível devido à construção contínua de algo de valor. Cabe aqui alertar sobre excessos, sejam nas roupas, no excesso de gestos desnecessários ou fala muito enfeitada e vazia de significado. Presença marcante é estar em total conexão com seu público, seja no palco ou na escrita. As pessoas precisam e devem sentir que sua mensagem é única e indispensável para que mudem suas vidas para melhor, pois na maioria das vezes as pessoas buscam motivação e esperanças para tornarem suas vidas também únicas, bem vividas e relevantes.

Para deixar um legado de palestrante é necessário ter a convicção que as pessoas ao estarem na sua presença tenham a certeza de encontrar na sua fala, escrita e contribuições uma vida própria, equilibrada, saudável, longa e feliz. E que mesmo depois de meses, anos ou até depois de sua morte, sua mensagem permaneça e fortaleça outras gerações a serem melhores a cada dia.

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

tag: coach, comportamento, dicas, legado, palestra, palestrante, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.