Como sua empresa pode obter o mesmo sucesso do Netflix

ArtigosGestão

dez 10, 2015

0

O reprodutor e criador de séries e filmes Netflix foi um dos negócios mais inovadores e lucrativos dos últimos anos. Sua criação foi marcada pela inovação, uma vez que quebrou o negócio das videolocadoras sob um custo mensal para conteúdo ilimitado.

Muitas startups têm se inspirado neste modelo de negócio e tem obtido sucesso nas assinaturas mensais.  Mas como fazer o mesmo em sua empresa?

O ex-funcionário do Netflix Barry Enderwick ficou 11 anos na empresa, trabalhando no setor de Marketing. Em um artigo no LinkedIn, ele compartilhou algumas estratégias para “recriar o sucesso meteórico do Netflix” no seu próprio negócio. Confira algumas dicas:

1- Troque sua estratégia
O Netflix começou entregando DVDs nas residências, mas logo percebeu que assinaturas mensais prendiam os clientes. Antes havia uma cota máxima mensal, mas em seis meses decidiram pelo serviço ilimitado. Desta forma o produto foi ajustado ao mercado e a concorrência ficou frustrada com algo desta grandiosidade.

2- Fortaleça sua marca
Segundo Enderwick, até 2001 a empresa não sabia direito o que oferecer ao consumir, até que em três anos decidiu seu logo: movie enjoyment made easy” (apreciar filmes de forma fácil). Desta forma, tudo que foi feito ao consumidor levou em consideração esta frase. Definir uma marca leva à estratégias bem orientadas e coerentes.

3- Aposte em inovação
A primeira intenção do Netflix era ser a maior locadora de DVDs do mundo, mas com a popularização da internet a estratégia mudou: lançar o maior streaming (transmissão online) de filmes. A medida tomada foi justamente manter o negócio de DVDs para ter uma grande base de usuários cadastrada e como cartada final lançar o novo serviço. A esta altura a concorrência estava bem atrás e o Netflix atingiu o objetivo.

4- Acabe com o que te impede de alcançar seu objetivo
No início o Netflix lançou o “Netflix Box”, um reprodutor de streaming que deveria ser adquirido para visualização dos conteúdos. A empresa investiu pesado em sua divulgação, mas percebeu que criar concorrência para grandes marcas só iria dificultar seu sucesso. Eles não hesitaram e acabaram com o aparelho, optando por parcerias com empresas como Microsoft, Samsung e Sony que passaram a ter Netflix instalado em seus aparelhos

5- Não perca espaço
Em meio a grandes nomes como YouTube e Amazon, o Netflix ficou encurralado com essa distribuição de conteúdo já existente. Foi então que resolveu produzir suas próprias séries, inovando no conteúdo original.

Prova disso são os sucessos House of Cards, Orange is The New Black e Narcos. Segundo Enderwick, após muita pesquisa e fazendo o conteúdo correto os consumidores sempre voltam em busca de mais e recomendam a colegas, que acabam assinando o Netflix.

6- Tenha uma cultura
Quando Enderwick começou a trabalhar no Netflix a startup ainda não tinha uma cultura muito definida. Anos depois veio a “cultura da alta performance”. De acordo com ela, cada funcionário é considerado um adulto responsável, que deve tomar decisões e viver com as consequências delas. Isso trouxe funcionários focados, clareza à companhia e se traduziu em ganhos.

tag: estrategias, Netflix, sucesso,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.