COMPORTAMENTO CORPORATIVO: O FOLGADO

Comportamento

set 3, 2015

0

Sabe aquele colega que te irrita? Ele pega suas coisas sem pedir, atrapalha seu trabalho com piadinhas fora de hora, fala alto demais, não consegue fazer uma tarefa sem pedir constantemente ajuda e tem vários outros comportamentos que acabam por deixar você irritado, comprometendo, inclusive, sua própria produtividade.

Como lidar com ele, como sair desta saia-justa corporativa? Simples! O primeiro passo é perceber se o comportamento dele é só com você ou se é geral. E se é casual ou corriqueiro. Pois ele pode estar passando por algum problema naquele momento ou, ainda, você pode estar mais sensível naquele dia e se sentir “perseguido” de alguma forma. Portanto, bom senso é fundamental.

Ok, o problema existe, não é um fantasma criado por você. Sabendo disso, a melhor forma de lidar com ele é chamar seu colega de lado e dizer de forma clara, firme e simpática, que aquele comportamento está afetando sua concentração e que você gostaria que ele entendesse e que respeitasse isso. Pergunte se ele está com tempo disponível e, se for o caso, confira com outros colegas se estão com trabalho acumulado e peça para o “folgado” ajudar a dividir a carga do departamento. E se ele não mudar o comportamento após essa conversa, o que fazer? Conversar com seu chefe de forma clara e objetiva, exemplificando o comportamento com fatos palpáveis. E peça para que ele interceda, tendo em vista que esse comportamento está afetando negativamente a empresa, devendo ser sanado.

E se o “folgado” é seu chefe? Proceda da mesma forma, dizendo que se sente incomodado, de forma sincera e sem ser rude, deixando claro que a conversa é para o bem da empresa e que não estão sendo tratadas questões pessoais, somente profissionais. Afinal, nem sempre esse tipo de comportamento é proposital, e as pessoas somente precisam de um ligeiro toque para se acertarem.

Não julgue a pessoa antes de conhecê-la melhor, pois ela pode estar passando por problemas, e determinadas atitudes acabam por ser uma “armadura” emocional, que disfarçam e desfocam do contratempo.

Dany Padilla - A Magia do Mundo dos Negócios
Dany Padilla é escritora e palestrante especializada em motivação de vendas,
marketing pessoal e comportamento corporativo.
Saiba mais sobre a autora em seu website www.danypadilla.com.br

banner_lojavirtual

tag: comportamento, Dany Padilla,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *