Conheça a estratégia por trás da Starbucks

ArtigosBusinessGestão

jan 27, 2016

0

Eram 3 horas da madrugada, tinha acabado de ler a revista Exame desse mês, bem como alguns capítulos do livro “A Bola de Neve Warren Buffett e o Negócio da Vida” por Alice Schroeder, quando comecei a pensar na Magia do Mundo dos Negócios. Pensei qual seria o primeiro artigo que gostaria de escrever. Comecei a viajar em meus pensamentos até que fui obrigado ir para o computador e digitar algumas ações que me enfeitiçam.

Conforme já havia comentado, quero dividir o meu fascínio pelo Mundo dos Negócios e, também, desvendar com vocês a magia que acontece em algumas empresas.  Por isso, falarei de vários assuntos que, creio eu, vocês acharão interessantes. O primeiro tema a escrever será aquele que mais me surpreende: as estratégias.

Minha intenção é mostrar que nas organizações bem sucedidas tudo é pensado e repensado,  planejado e proposital. Não existe o acaso. Para exemplificar, três dos vários casos retirados dos textos e livros que leio.

Vejam a estratégia da Starbucks – a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 15 mil lojas, mais de 40 milhões de clientes por semana e que abre seis novas lojas diariamente pelo mundo.

Estratégia 1: Fazer com que cada cliente passe pelas bandejas de doces antes de chegar ao caixa e organizar os produtos mais lucrativos sempre à direita da registradora (já que a maioria das pessoas é destra).

Estratégia 2: Filas significam a necessidade de mais lojas. Se uma cafeteria da Starbucks se torna popular a ponto de os consumidores terem que penar esperando na fila do caixa, por mais do que os três minutos regulamentares, isso é um sinal de que a Starbucks não está sendo conveniente o bastante e de que precisa abrir uma nova loja o mais perto possível, de preferência no mesmo quarteirão. E é isso que destaca a companhia entre as redes de varejo: ela é a única empresa no mundo capaz de fazer esse tipo de manobra com sucesso.

A Starbucks tem mais uma estratégia que me fascina, talvez, seja a melhor delas. Como não quero fazer posts muito longos. Amanhã revelo este último exemplo. O que acham?
marcusbernardesMarcus Bernardes
Fundador e Diretor de Eventos A Magia do Mundo dos Negócios

tag: estrategias, estrategias do Starbucks, gestao, starbucks,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.