Conheça a estratégia por trás da Starbucks
Eram 3 horas da madrugada, tinha acabado de ler a revista Exame desse mês, bem como alguns capítulos do livro “A Bola de Neve Warren Buffett e o Negócio da Vida” por Alice Schroeder, quando comecei a pensar na Magia do Mundo dos Negócios. Pensei qual seria o primeiro artigo que gostaria de escrever. Comecei a viajar em meus pensamentos até que fui obrigado ir para o computador e digitar algumas ações que me enfeitiçam.
Conforme já havia comentado, quero dividir o meu fascínio pelo Mundo dos Negócios e, também, desvendar com vocês a magia que acontece em algumas empresas. Por isso, falarei de vários assuntos que, creio eu, vocês acharão interessantes. O primeiro tema a escrever será aquele que mais me surpreende: as estratégias.
Minha intenção é mostrar que nas organizações bem sucedidas tudo é pensado e repensado, planejado e proposital. Não existe o acaso. Para exemplificar, três dos vários casos retirados dos textos e livros que leio.
Vejam a estratégia da Starbucks – a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 15 mil lojas, mais de 40 milhões de clientes por semana e que abre seis novas lojas diariamente pelo mundo.
Estratégia 1: Fazer com que cada cliente passe pelas bandejas de doces antes de chegar ao caixa e organizar os produtos mais lucrativos sempre à direita da registradora (já que a maioria das pessoas é destra).
Estratégia 2: Filas significam a necessidade de mais lojas. Se uma cafeteria da Starbucks se torna popular a ponto de os consumidores terem que penar esperando na fila do caixa, por mais do que os três minutos regulamentares, isso é um sinal de que a Starbucks não está sendo conveniente o bastante e de que precisa abrir uma nova loja o mais perto possível, de preferência no mesmo quarteirão. E é isso que destaca a companhia entre as redes de varejo: ela é a única empresa no mundo capaz de fazer esse tipo de manobra com sucesso.
A Starbucks tem mais uma estratégia que me fascina, talvez, seja a melhor delas. Como não quero fazer posts muito longos. Amanhã revelo este último exemplo. O que acham?
Marcus Bernardes
Fundador e Diretor de Eventos A Magia do Mundo dos Negócios
tag: estrategias, estrategias do Starbucks, gestao, starbucks,