Conheça os segredos por trás do sucesso da Mary Kay
Para quem vê de longe, a Mary Kay pode passar batido e ser lembrada somente como mais uma marca de cosméticos importada, vendida a um preço mais caro que marcas comuns no Brasil. Para outros, a marca é lembrada pelo carro rosa usado pelas diretoras. Mas a Mary Kay vai bem mais além. Apesar da qualidade dos produtos, há toda uma filosofia por trás da empresa, que se reflete em seus números de produção, lucros e vendas.
Somente no Brasil, a companhia conta com 440 mil vendedores, com estimativa de faturamento em até 500 milhões de reais, número que não é confirmado, nem divulgado pelos executivos da empresa.
Enquanto o mercado de vendas diretas estava em crise no Brasil, em 2015 a Mary Kay obteve um crescimento de 40%, ao passo que o mercado de cosméticos diminuiu em 6% suas forças. Procurada, em sua maioria, por mulheres que desejam independência e flexibilidade no horário de trabalho, a marca tem como princípio fundamental a família em primeiro lugar. Esta prerrogativa foi instituída pela fundadora Mary Kay Ash nos anos 60, uma americana que cansou-se de treinar homens em uma companhia e vê-los sendo promovidos e ganhando salários mais altos do que ela.
A fundadora também era uma incentivadora de carreiras, o que explica o reconhecimento das melhores diretoras com o brinde de um carro cor de rosa. Além disso, os faturamentos das vendedoras são de 40% em cima do produto, 10% a mais do que as concorrentes brasileiras, que chegam a 30%. Mas os ganhos podem ir ainda mais além, com brindes, estímulos e até viagens internacionais como prêmio. Cerca de 1.100 carros já foram distribuídos no Brasil, que em um evento da marca, chega a reunir mais de 20 mil vendedoras, que coroam as melhores e divulgam depoimentos de quem ganha centenas de milhares de dólares com Mary Kay.
Mesmo que não sejam todas as vendedoras que ganham prêmios, com certeza o estímulo em brindes e filosofia explicam o crescimento da Mary Kay no Brasil. Alguém tem alguma dúvida de que em breve ela pode dominar o mercado de cosméticos? Dê sua opinião para nós!
tag: carro rosa, empreendedorismo independente, independencia financeira, mary kay, mary kay no brasil, mulher empreendedora, mulher independente, negócios, números mary kay, sucesso, vantagens mary kay, vendedora mary kay,