Conheça os segredos por trás do sucesso da Mary Kay




Para quem vê de longe, a Mary Kay pode passar batido e ser lembrada somente como mais uma marca de cosméticos importada, vendida a um preço mais caro que marcas comuns no Brasil. Para outros, a marca é lembrada pelo carro rosa usado pelas diretoras. Mas a Mary Kay vai bem mais além. Apesar da qualidade dos produtos, há toda uma filosofia por trás da empresa, que se reflete em seus números de produção, lucros e vendas.

Somente no Brasil, a companhia conta com 440 mil vendedores, com estimativa de faturamento em até 500 milhões de reais, número que não é confirmado, nem divulgado pelos executivos da empresa.

Enquanto o mercado de vendas diretas estava em crise no Brasil, em 2015 a Mary Kay obteve um crescimento de 40%, ao passo que o mercado de cosméticos diminuiu em 6% suas forças. Procurada, em sua maioria, por mulheres que desejam independência e flexibilidade no horário de trabalho, a marca tem como princípio fundamental a família em primeiro lugar. Esta prerrogativa foi instituída pela fundadora Mary Kay Ash nos anos 60, uma americana que cansou-se de treinar homens em uma companhia e vê-los sendo promovidos e ganhando salários mais altos do que ela.

A fundadora também era uma incentivadora de carreiras, o que explica o reconhecimento das melhores diretoras com o brinde de um carro cor de rosa. Além disso, os faturamentos das vendedoras são de 40% em cima do produto, 10% a mais do que as concorrentes brasileiras, que chegam a 30%. Mas os ganhos podem ir ainda mais além, com brindes, estímulos e até viagens internacionais como prêmio. Cerca de 1.100 carros já foram distribuídos no Brasil, que em um evento da marca, chega a reunir mais de 20 mil vendedoras, que coroam as melhores e divulgam depoimentos de quem ganha centenas de milhares de dólares com Mary Kay.

Mesmo que não sejam todas as vendedoras que ganham prêmios, com certeza o estímulo em brindes e filosofia explicam o crescimento da Mary Kay no Brasil. Alguém tem alguma dúvida de que em breve ela pode dominar o mercado de cosméticos? Dê sua opinião para nós!

tag: carro rosa, empreendedorismo independente, independencia financeira, mary kay, mary kay no brasil, mulher empreendedora, mulher independente, negócios, números mary kay, sucesso, vantagens mary kay, vendedora mary kay,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.