Conheça a história de Mário Gazin – empresário que transformou uma pequena loja num grupo bilionário

Cestas natalinas, espumantes, panetones são presentes comuns dados pelas empresas no Natal. Agora imagina receber roupas íntimas bordadas com números que representam as metas a serem atingidas no próximo ano. Inusitado, não é? Pois é exatamente isso que os funcionários das lojas Gazin ganham no réveillon, entre outros mimos. O seu fundador, Mário Gazin, é fascinado por pequenos custos e grandes metas, por isso faz questão de motivar seus colaboradores já nos primeiros dias do ano. Aliás, inspirar, gerar valor, transformar pessoas são algumas de suas características, unidas a muita humildade, fé e amor ao próximo. E é com todas estas qualidades que Gazin transformou uma pequena loja de móveis localizada no interior do Paraná na quarta maior rede de varejo do Brasil.

Hoje o Grupo Gazin fatura R$ 3,1 bilhões por ano e gera mais de 7 mil empregos diretos possui 243 lojas de varejo em 9 estados, 5 indústrias de colchões e estofados, 1 de molas, 13 centros de distribuição de mercadorias, além de postos de gasolina, seguradora, empresa de consórcios e uma financeira. Todos os anos é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Nascido a 70 anos atrás, Mário Gazin é de família humilde, filho de um pequeno agricultor, com quem aprendeu a força e o amor pelo trabalho, ele sempre sonhou em ser patrão. Depois de trabalhar como agricultor, sapateiro, padeiro, garçom, tornou-se vendedor de uma pequena loja de móveis. Com 17 anos de idade, recebeu a notícia de que a filial onde trabalhava fecharia. Ao enxergar oportunidade onde muitos só viam a crise que assolava o país, ele convenceu o pai a vender um jipe e parte da chácara onde moravam para comprar a loja e, ainda, colocou como meta que cada um dos irmãos tivesse também uma loja. A meta foi cumprida. Seis anos depois, três dos cinco irmãos já estavam comandando um negócio. Toda esta história prova que Gazin é um empreendedor nato, pois sem estudos, sem sequer ter concluído o Ensino Fundamental, ele soube usar ferramentas de gestão, planejamento estratégico e marketing para fazer seu negócio decolar.

Porém, nem sempre o caminho de Gazin foi de sucesso, ele teve obstáculos a superar. Quando tudo parecia estar indo bem, uma geada muito forte atingiu o Sul do Brasil, obrigando milhares de agricultores a mudar de vida e, em alguns casos, até mesmo migrar para outras cidades e estados. Para o paranaense, estas pessoas eram clientes, eram parte da família. Percebendo que poderia ter problemas em suas lojas resolveu ir atrás dos consumidores e novos clientes: abriu lojas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Depois, inaugurou outra em Rondônia, no Acre e no Amazonas. Também expandiu os negócios, atua nas áreas de combustíveis, agronegócio, turismo, créditos, entre outros. Em 2000, uma holding foi criada para reunir os sócios e planejar ações.

Em sua biografia (Mário Gazin – a arte de inspirar e encantar pessoas). Editora Novo Século), Mário Gazin é retratado como um empresário seguro, que não se deixa levar por uma ou outra oportunidade pontual de mercado, mas que trabalha e atua em seus negócios com equilíbrio e segurança. Gazin é inspiração para muito empreendedor, pois o tiro no escuro que deu ao comprar a primeira loja acertou o alvo do sucesso em cheio.

Texto de Fabiana Seferin

tag: empreendedor, empresario, gazin, grupo gazin, mário, seferin,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

1 comentário

  1. Ubiraney Araújo de Albuquerque disse:

    Parabéns Sr Mário história muito bonita
    Tenho orgulho de fazer parte da família Gazin tamos juntos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *