Conheça as 50 Maiores Franquias do Brasil em 2021

O Boticário (saúde, beleza e bem-estar) ainda ocupa a primeira posição em ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil em 2021, realizado pela ABE.

Conheça as 50 Maiores Franquias do Brasil em 2021

A ABF, Associação Brasileira de Franchising, publicou um panorama das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil. Dessa forma, o ranking foi realizado com base no número de unidades em operação.

O estudo de 2021, realizado pelo quinto ano consecutivo, reafirmou a maturidade das redes de franquias, que ficou mais evidente no ano marcado pela pandemia Covid-19.

A novidade deste ano é que a lista das 50 maiores empresas envolve apenas redes de de franquias com investimento superior a R$ 90 mil.

A pesquisa mostra que o número de unidades das 50 maiores marcas de franquias até 2020 aumentou 5%, ante 9% no ano anterior. Considerando que a Covid-19 impactou quase todos os negócios no ano passado, esse crescimento mostra que o sistema de franquia possui forte adaptabilidade.

Entre as 50 maiores empresas de franquias, este ano há 16 redes de lojas com mais de 1.000 unidades, uma a menos do que em 2020. Além disso, como reflexo da pandemia, o número mínimo de operações incluídas na lista das maiores empresas caiu 2%.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “a força, a maturidade e a resiliência do franchising nacional estão refletidas nessa lista das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil. Nesse período de dificuldades sem precedentes em mais de um século para pessoas e empresas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, essas redes demonstraram a importância do trabalho em rede, da força da marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias. A todas meus parabéns, reconhecimento e desejo de que sigam crescendo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor de franquias brasileiro”, afirma.

Assim como nos últimos anos, a rede de franquias O Boticário (saúde, beleza e bem-estar) ainda ocupa a primeira posição, com 3.620 unidades no Brasil. O McDonald’s (alimentação) ficou em segundo lugar, com 2.567 lojas franqueadas. Cacau Show (alimentação) subiu uma posição e ficou em terceiro lugar com 2.371 unidades.

Segmentos

O levantamento mostra que, por unidade, o ramo da Alimentação ainda é o mais representativo entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil. Mesmo que sua taxa de participação tenha diminuído de 35% para 37%.

Saúde, beleza e bem-estar ficaram em segundo lugar e permaneceram estáveis ​​(19%). Enquanto serviços e outros negócios ficaram em terceiro, com sua presença aumentando de 9% para 11%. Outro destaque é que, devido à mudança de hábitos provocada pela Covid-19, a Casa e Construção saiu do zero no ranking. Já que, registrou 2% de participação no top 50.

Confira o ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil:

Conheça as 50 Maiores Franquias do Brasil em 2021
Reprodução do site da ABF

*A lista deste ano é composta por 52 marcas em virtude do empate em duas posições (41º e 44º lugares)

LEIA TAMBÉM: XP Investimentos troca de CEO e Benchimol assume função estratégica

tag: 50 Maiores Franquias do Brasil, empreendedorismo, Empreendedorismo Feminino, Franquia, franquia de sucesso, franquias, franquias do brasil, ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil, Segmentos,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.