Conheça o acróstico do palestrante

ArtigosComportamento

abr 17, 2016

0

O trabalho com palestrante é algo instigante e desafiador, até porque a própria carreira deste profissional é permeada por essas duas condições.

Se o palestrante precisa se manter antenado, como especialista em mentoria para esse profissional, eu tenho o dever de manter passos adiante dele. E isso me instiga.

Como mentora de diversos profissionais, entre eles, César Frazão, Edílson Lopes, Ricardo Melo, estou sempre ligada no desempenho e desenvolvimento de cada um, para extrair a essência exclusiva que eles podem imprimir em seu trabalho.

Mas, de uma forma geral, existem pelo menos oito pontos imprescindíveis para a carreira do palestrante profissional. Aquele que desenvolver mais rápido e melhor cada um desses itens tem mais chances de tornar-se referência no mercado. É o que eu chamo de “acróstico do palestrante” que eu desenvolvi a partir da palavra PALESTRA. Vamos conferir?

Postura ética. Seja qual for o tema abordado, o palestrante deve ser ético, honesto nas suas argumentações e conceitos apresentados.

Assuma a carreira de palestrante como um negócio que precisa de investimento, precisa conquistar clientes, prestar atenção nos concorrentes, definir fatias de mercado que devem ser exploradas e tantas outras coisas pertinentes ao segmento.

Livre-se de paradigmas, formas e padrões complexos e limitantes. O conteúdo do palestrante deve fluir com leveza e naturalidade, de uma forma que instigue a curiosidade, divirta, leve à reflexão, provoque um rebuliço na plateia e faça com que as pessoas saiam revigoradas e com gostinho de quero mais.

Escreva o seu livro. Público exigente não se contenta com argumentos de palco, eles querem mais e buscam conteúdos assinados pelo palestrante. Então, se nunca pensou em publicar seu próprio livro, comece a planejar o seu.

Supere-se em cada apresentação. A acomodação na carreira de um palestrante é algo inconcebível. Se a sua palestra é boa, invista para que ela fique excelente.

Trabalhe incansavelmente com foco em soluções inovadoras na área que você domina. Transforme a sua carreira em trampolim de conhecimento para o seu público.

Rapidez nas conexões e atualizações das ideias. É importante que o palestrante tenha um bom roteiro de palestra, com pilares bem fundamentados, mas também conhecimento geral ampliado. É importante manter-se atualizado com os acontecimentos e exercitar conexões do seu tema com o mundo atual.

Atraia o seu público para “novos olhares”, desperte sua plateia para formas mais produtivas de atuação, estimule novas habilidades. Isso torna uma palestra mais envolvente, participante e com maiores chances de ser comentada, indicada e contratada por muitas empresas.

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.
www.silviapatriani.com.br

tag: acrostico, cesar frazao, coach, coaching, Edílson Lopes, mentoria, mentoring, palestra, palestrante, Ricardo Melo, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.