Negocioteca: o consultor online do empreendedor




(Entrevista Exclusiva – A Magia do Mundo dos Negócios)

O empreendedor é aquele que oferece ao mercado uma solução para determinados problemas. Mas, e quem ajuda o empreendedor com seus problemas? Esse é o objetivo da Negocioteca, uma consultoria online, que ajuda empreendedores de micro e pequenas empresas nas áreas de vendas, finanças, produtividade, atendimento e recursos humanos. A Magia do Mundo dos Negócios bateu um papo com Victor Santos, um dos fundadores da franquia. Confira!

A Magia do Mundo dos Negócios: O ensino na área de educação física, que você cursou, é bastante distante do mundo dos negócios. O que te despertou para o empreendedorismo?

Victor Santos: Quando ainda estava na faculdade, lá para o sexto período, conheci o trabalho de um Studio de Treinamento Funcional em São Paulo que chamou muito a minha atenção. Nessa época eu estava bem desmotivado em relação a concluir a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, mas conhecer o trabalho desse Studio despertou em mim o desejo de ter meu próprio negócio. Eu queria ter um studio de treinamento funcional e me apaixonei pelo empreendedorismo a partir de então.

 

A consultoria é uma área com muito potencial, ao mesmo tempo que tem muita concorrência, principalmente na internet, um campo que facilita o acesso e, ao mesmo tempo é perigoso, já que há muitos “sabe-tudo”.  Na formatação do seu projeto, o que você pensou para driblar esses desafios?

Entender que cada caso é um caso; compreender as necessidades reais dos clientes; e ter um método de trabalho muito bem estruturado, a fim de garantir a qualidade dos projetos que seriam realizados, foram os pontos principais na formatação do negócio ao longo dos dois anos que antecederam o lançamento da franquia. O fato de haver na internet uma série de “gurus”, que dizem ter soluções milagrosas para certos problemas empresariais nunca foi o centro das nossas atenções, para ser sincero. Sempre nos preocupamos em cuidar do nosso jardim e não em ficar olhando o jardim do vizinho (o que não significa que não estamos atentos ao que ocorre no mercado).

 

Por que a escolha dos microempreendedores individuais, pequenas e médias empresas como público-alvo?

O mercado de consultoria – de um modo geral – é amplo e muito fragmentado. Mas se existe uma verdade quando olhamos para grandes empresas é que elas não costumam apostar em empresas menores para realizar seus projetos de consultoria, ou seja, quando precisam de um prestador de serviço, essas grandes empresas logo procuram os grandes players do mercado. Isso nos fez olhar com mais carinho para o outro lado da moeda, que seria justamente pequenas e médias empresas. Microempreendedores individuais hoje não estão no nosso foco primário, contudo. Deixamos esse público mais com o Sebrae que faz um ótimo trabalho voltado principalmente para MEIs.

 

A ideia da franquia já era algo planejado desde o começo ou foi uma necessidade que surgiu com o passar do tempo?

Não foi algo pensado logo de saída não. Até cogitamos essa ideia no início, mas não passou disso. A ideia tornou-se mais forte em junho de 2014, ou seja, após um ano e meio trabalhando sozinho na estruturação do negócio (na parte de consultoria, pois na parte tecnológica, meu sócio é o responsável).

 

Como garantir a qualidade das consultorias oferecidas pelos franquiados?

Primeiramente, tendo um método de trabalho consistente e um roteiro muito bem estruturado dos tipos de projetos que realizamos, a fim de garantir um excelente padrão de qualidade. Em segundo lugar, selecionando muito bem os profissionais que constituirão nossa rede de especialistas. Temos muito cuidado com essa questão e estamos muito satisfeitos com o nível da rede que estamos formando.

 

O mundo digital, onde está hospedado seu projeto está em constante evolução. Você tem alguma prática para acompanhar ou tentar prever as tendências e fazer as mudanças necessárias?

Ouvidos e olhos sempre abertos e uma curiosidade constante são pilares. Além disso, meu lema pessoal e que está inserido em nosso negócio é que sempre dá para fazer melhor. Sou um cara perfeccionista, que aprendi a trocar a espera pela perfeição por uma constante busca por fazer melhor amanhã, o que fizemos hoje. Essa busca pelo melhor faz parte da minha vida. E é isso que me faz ficar sempre atento ao que ocorre no mercado. O trabalho remoto, por exemplo, é uma tendência. As pessoas valorizarão cada vez mais isso. E eu creio que a Negocioteca está indo nessa direção.

 

Quais os planos futuros e as próximas metas?

Queremos nos tornar uma referência em consultoria para pequenas e médias empresas. E acreditamos que para fazer isso precisamos crescer de modo estruturado, dando condições para que nossos franqueados possam conquistar seus objetivos. Após alcançar a meta de todo 2015 logo em maio desse ano (25 franqueados), focamos nossa atenção em dar todo o suporte para que os atuais profissionais da rede possam crescer. Esse é um grande desafio. Ele exige um grande aprendizado para que possamos entender a expectativa dos profissionais da rede e oferecer as condições para que coisas boas aconteçam. No momento, temos 31 profissionais em nossa rede e creio que até fim do ano possamos alcançar os 40. Acredito que em 2016, poderemos consolidar o trabalho que temos feito nesse ano. Ainda não estabelecemos metas para o próximo ano, pois nossa atenção está voltada para o que ocorre no presente. Sabemos onde queremos chegar, mas para chegar lá temos que ter atenção ao que nossos atuais franqueados precisam. Sem o sucesso deles nada do que imaginarmos será possível. Caminharemos juntos.

 


Colaboradora Local – Jornalista responsável pela entrevista

Beatriz Vital é natural de Tietê (SP) e tem 22 anos. Graduanda em Jornalismo pela Unesp Bauru, produtora da Rádio Auri Verde, membro mentora da Viking Network, empreendedora e apaixonada pelo mundo dos negócios.

 

 

Conselho Editorial
André Bianchi – Sócio, CEO A Magia do Mundo dos Negócios
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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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